Um auditório lotado presenciou a cerimônia de inauguração, na noite de terça-feira (19), da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital IOT. O evento contou com a participação de médicos, da diretoria do IOT, do prefeito Airton Dipp, do vice Rene Cecconello, do deputado estadual Diógenes Basegio, que esteve representando a Assembleia Legislativa, do vereador João Pedro Nunes, que esteve representando a presidência da Câmara de Vereadores, e do secretário de Estado, Afonso Motta.
A inauguração teve três momentos, sendo o primeiro a cerimônia, onde a diretoria apresentou à comunidade o investimento. No segundo, os convidados puderam conhecer a UTI, quando também aconteceu o corte da fita inaugural. E, por último, um coquetel.
Para o presidente do Conselho Administrativo do IOT, André Kuhn, o momento foi de “inauguração de mais uma etapa consolidada do hospital IOT. Em fevereiro deste ano finalizamos mais um andar de internação e agora estamos finalizando investimento realizado para a UTI”, comenta. De acordo com ele, isso somente foi possível pela participação de todos os médicos associados, dos colaboradores e das empresas que apoiaram na realização do empreendimento.
Conforme André Ibner, integrante da diretoria, há 10 anos, quando o grupo de sócios adquiriu o terreno onde hoje está edificado o Hospital IOT, 10 médicos compunham o corpo clínico, que contava com a atuação de 30 colaboradores numa área de 900 metros. “Hoje o corpo clínico conta com 140 profissionais, 300 colaboradores e uma área três mil metros”, comemora.
O prefeito Airton Dipp ressaltou que Passo Fundo vem experimentando um desenvolvimento social significativo nestes últimos anos “e isso é devido a importantes instituições aqui existentes e a importantes empreendedores que acreditam no futuro do nosso município, do nosso Estado e do nosso país e com o IOT não tem sido diferente. Quando se instalou neste local, com ambiente moderno, qualificou ainda mais o trabalho prestado aos passo-fundenses, à região Norte do Estado e à região Sul do país, com qualidade e excelência dos seus profissionais, com estrutura moderna e adequada a uma prestação de serviços numa área muito importante. Agora, com a instalação da UTI vem a consolidar ainda mais este hospital e o polo regional que Passo Fundo significa para a região Sul do pai”, salienta.
Afonso Motta, secretário de Estado, parabenizou a direção e lembrou como são importantes o investimento e a crença de que os projetos e sonhos podem ser realizados. Motta falou ainda dos “importantes investimentos do Estado em saúde, que devem ser incrementados este ano, o que mostra a preocupação e dedicação do governo com esta área”, ressalta.
A UTI
A Unidade de Terapia Intensiva do IOT está entre as mais modernas no país. São dez leitos no total, sendo que duas são para isolamento de pacientes. O atendimento será realizado no nono andar do prédio. A unidade foi dividida em setores, sendo um destinado à internação dos pacientes e outro para a área administrativa. O conceito é de uma UTI humanizada, com atendimento do paciente e da família. Todos os leitos têm iluminação natural, são individuais, possuem poltrona para o familiar acompanhante e têm televisor. Os equipamentos são todos de tecnologia alemã. Cada leito tem um ventilador e monitores específicos. Todas as camas são eletrônicas, todos os equipamentos se movimentam, são pneumatizados, permitindo que sejam virados para todos os lados.
Dos dez leitos existentes, dois são diferenciados, destinados a pacientes que necessitem de isolamento, porque são quartos com filtros de pressão negativa, que são utilizados para que o paciente não receba o ar de fora da sala e também para que não ocorra o caminho inverso, evitando assim a contaminação.