O desabamento de um condomínio residencial, seguido de incêndio, provocou o soterramento de sete pessoas, resgatadas dos escombros com ajuda de cães treinados. Assim foi o cenário do treinamento simulado realizado na manhã de ontem, em Passo Fundo. A atividade fez parte da 6ª Jornada Internacional de Cães de Busca, promovida pela Ong internacional K-9 de Crexell, com sede na Espanha.
A encenação foi feita no terreno do antigo frigorífico ZD Costi, na Avenida Presidente Vargas, em frente ao quartel da Brigada Militar, e envolveu aproximadamente 100 pessoas. Os escombros do prédio criaram uma situação muito semelhante ao de uma catástrofe. Para dar mais realismo, dois veículos, com sete vítimas, foram soterrados. Por volta das 9h, a liberação de fumaça indicando a presença de fogo, foi a senha para a entrada dos bombeiros na área. Uma equipe fez o resfriamento e liberou o local para o momento mais aguardado do treinamento: o trabalho dos cães em busca das vítimas.
Coube ao fundador da Ong, o espanhol Pedro Frutas, comandar a primeira busca. Em menos de um minuto, seu cão, Abu, já havia identificado o ponto correto. Com apenas cinco anos, o animal atuou em grandes tragédias como a do Haiti, e em Teresópolis, no Rio de Janeiro. “No Haiti, ele encontrou mais de 800 pessoas por dia. Treino ele desde os três meses” revela. Acostumado em atuar em situações de emergência pelo mundo todo, Frutas elogiou a colaboração das diversas entidades envolvidas no evento e ainda, o local escolhido para a atividade. “Realmente está muito próximo de alguns terrenos em que atuamos” comenta. Logo em seguida, foi a vez dos outros cães repetirem o exercício.
Após a localização, o resgate ficava por conta dos bombeiros. As vítimas, devidamente maquiadas, eram levadas para as ambulâncias estacionadas nas proximidades. Segundo coordenador regional da Defesa Civil de Passo Fundo, capitão Jamir Lago, o plano de levá-las até um hospital foi suspenso para não atrapalhar o trânsito. Lago observou que a atividade teve o objetivo de aperfeiçoar o trabalho de resgate em Passo Fundo. Para garantir a saúde dos 33 cães, uma equipe do Hospital Veterinário da UPF, realizou exames nos animais e acompanhou todo o exercício. O treinamento seguiu durante a tarde e parte da noite.
Leia a notícia completa nas edições impressa e digital do jornal O Nacional