Fundado em 21 de junho de 1976, o Centro Cultural Italiano Anita Garibaldi, por ocasião de mais um aniversário, em que completa 36 anos de atuação, vem de público congratular-se com seus sócios e simpatizantes da entidade. O referido Centro nasceu com a finalidade de propiciar, aos descendentes de italianos, bem como aos seus e amigos, um local de encontro, onde possam conhecer e apreciar, tanto a cultura, como os usos e costumes dos antepassados vindos da Itália.
A sede do Centro se localiza na Rua Independência, nº 36, onde também estão instalados o Museu do Imigrante e o acervo do Pró-Memória.
Entre as atividades desenvolvidas no local, destacam-se: a Confraria da Polenta e a Confraria do Talian, que era o dialeto utilizado pelos antepassados; uma escola, com sede em Marau e destinada ao ensino da língua italiana; o congraçamento entre as comunidades ítalo-vênetas do Rio Grande do Sul; a promoção de intercâmbio turístico e cultural, com o fim de aproximar o Brasil das regiões italianas da Lombardia e do Vêneto. A Diretoria do Centro Cultural estende também, à comunidade passo-fundense, um convite especial para a visitação do Museu do Imigrante e do próprio Centro Cultural, cujas portas se mantém abertas ao público, em horários específicos, mediante agendamento prévio, pelo telefone 9603-6328.