Para realizar a prática de conscientização ambiental, o Projeto TransformAção vem realizando oficinas de reciclagem em escolas, condomínios, empresas e em diversos ambientes públicos da cidade. As oficinas, que duram cerca de 1h, são ministradas com o intuito de promover a educação socioambiental das comunidades participantes.
Em uma das últimas oficinas realizadas, os alunos do 1º ao 5º ano da Escola Estadual Eulina Braga receberam a visita do projeto TransformAção. A oficina foi trabalhada por Alexson José da Silva, que afirma: “Pretendemos sensibilizar os alunos para a correta destinação dos resíduos. O contato com as escolas parte, normalmente, de encontros com professores, e no caso das empresas através de funcionários”. As palestras envolvem também os recicladores, que participam diretamente do processo de separação do lixo, apresentando alternativas que efetivem a correta destinação. “Além de abordar a problemática ambiental, queremos contextualizar o público escolar da forma como as instituições que participam do Projeto são organizadas”, conclui Alexson.
Na Escola Eulina Braga, as turmas do 4º ano elaboraram um projeto sobre a reciclagem e a preservação do Meio Ambiente. Os alunos realizaram estudos sobre o descarte inadequado de resíduos e sobre à coleta seletiva, onde o lixo reutilizado é encaminhado a associações de recicladores. Depois disso, foi realizada uma pesquisa nas famílias dos estudantes, para o levantamento de quanto lixo é produzido. As crianças elaboram, por fim, brinquedos confeccionados através do lixo reaproveitado. A oficina concluiu o projeto dos alunos, mostrando que as tarefas realizadas são importantes e influenciam na melhora do meio ambiente e das associações de recicladores.
Escolas, empresas e instituições interessadas em receber a visita do projeto TransformAção, para a apresentação da oficina, podem entrar em contato com o Projeto pelos fones (54) 3045-1262 e (54) 9983-7124 ou na Rua Paissandu, 1868. As oficinas são gratuitas e é realizada uma visita no local para que seja verificada a faixa etária e a forma de trabalho do público.