Dengue: Vigilância em alerta

Novos focos do mosquito da dengue foram detectados em Passo Fundo. Reunião vai mobilizar para campanha de conscientização

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Do início do ano até agora o setor da Vigilância Sanitária do município responsável pelo controle dos mosquitos da dengue já encontrou nove focos de larvas dos mosquitos transmissores da doença. A situação já é considerada preocupante e coloca o setor em alerta, segundo o coordenador geral da Secretaria Municipal de Saúde, João Mattos.

“Vamos promover uma reunião no dia 5 de julho com lideranças e entidades, na Câmara de Vereadores, para pedir a colaboração da população para evitarmos o mosquito”, afirma Mattos. Isso, porque a situação já está sendo considerada grave. “Ou a população colabora conosco ou vamos positivar imediatamente e logo teremos casos de dengue em Passo Fundo”, alerta o coordenador geral.

Conforme Mattos, quando é encontrado um foco significa que “estamos pegando larvas do mosquito em armadilhas nossas. Demonstra que o serviço está sendo eficiente, mas também demonstra que o mosquito está andando por aqui”, argumenta. Outro fator que preocupa é que o tempo de ocorrência entre um foco e outro tem sido cada vez menor. “Estamos conseguindo manter sem dengue, mas está crescendo muito rápido. Um, dois focos, tudo bem, mas já estamos com nove, a coisa está ficando complicada”, desabafa Mattos.

A maior parte dos focos foi encontrada na região leste da cidade, entre os bairros Petrópolis, Farroupilha e São José. “Por isso, no evento do dia 5 queremos conscientizar as lideranças que se a população não tomar ciência e realmente não der uma força para a vigilância, não tem como evitar a dengue em Passo Fundo”, completa o coordenador geral da Secretaria de Saúde.

Leia a notícia completa nas edições impressa e digital do jornal O Nacional

Gostou? Compartilhe