O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) completou 94 anos ontem (24). A maior instituição hospitalar do Norte do estado nasceu da necessidade de atender e abrigar os doentes da Gripe Espanhola, que em 1918, vitimou milhares de pessoas no Brasil. Dirigido pelos Vicentinos, em caráter de gratuidade, o HSVP cresceu de forma estrutural, em volume de atendimentos, número de funcionários e de serviços, tornando-se referência em saúde e medicina no sul do país.
Tradicionalmente, no dia 24 de junho, a diretoria administrativa reúne-se com o grupo de 60 sócios Vicentinos para avaliar as ações de 2011 e os projetos em andamento, visando o futuro de uma instituição sólida, que se renova para continuar enfrentando os desafios pertinentes à área da saúde.
Caracterizado como um hospital geral, de grande porte, o HSVP possui 617 leitos ativos para internação, sendo 464 destinados para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Sua área de abrangência atinge uma população superior a dois milhões de pessoas, provenientes de uma macro-região (norte e missioneira do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina).
Em 2011 foram internados 31.397 pacientes. Neste ano, 2.806 bebês nasceram no HSVP. Atualmente, a instituição possui 2.812 funcionários.
O Hospital São Vicente é referência para atendimento de alta complexidade em diversas áreas médicas, como cardiovascular, neurocirurgia, oncologia com radioterapia, traumato-ortopedia, nefrologia, terapia nutricional, transplantes (córnea, fígado, rim e tecido ósseo). A instituição mantém o único Banco de Tecidos Músculo-esquelético no estado (atualmente oito bancos estão em funcionamento no Brasil). Neste ano, o Banco de Tecido Ocular Humano iniciou suas atividades, com estrutura específica para captação, processamento e armazenamento do tecido ocular. Integra a rede estadual de urgência/emergência, mantendo atendimento durante 24 horas.