O sábado de sol contribuiu para que os candidatos do Vestibular de Inverno 2012 da Universidade de Passo Fundo (UPF) pudessem chegar aos locais de prova com tranquilidade. Em mais um processo seletivo recorde de inverno, com 6.808 inscritos, a instituição registrou uma abstenção geral de 5,39%. O índice corresponde a 367 candidatos que não compareceram aos locais de prova, tanto no campus Passo Fundo, quanto nos campi Carazinho, Casca, Soledade e Sarandi.
As provas iniciaram às 14h. Para o Grupo 1 os candidatos realizam somente a prova de Redação, e no Grupo 2, além da Redação, respondem às questões de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia e Química. O gabarito foi divulgado ainda na noite de sábado e o listão de aprovados será divulgados hoje (25) às 11h no site da UPF.
O campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF) se encheu de pais e acompanhantes durante o Vestibular de Inverno 2012. Para receber a todos, a instituição preparou o Recanto UPF, montado no prédio B5, em frente à Biblioteca Central. Chocolate quente, relaxamento e alongamento, palestras e oficina de dança contribuem para que a tensão da espera seja minimizada.
O espaço já é tradicional nos processos seletivos da instituição e a cada ano atividades diferentes são desenvolvidas. A professora Mara Beltrami, do curso de Fisioterapia, coordenou uma equipe de estagiários. Eles oferecem alongamentos e relaxamentos aos pais e acompanhantes. De acordo com ela, que já participou de atividades parecidas em processos seletivos anteriores, o relaxamento muscular é um dos mais procurados. “É muito comum que os vestibulandos e os pais fiquem tensos durante o período de prova. Aqui eles podem relaxar e se distrair enquanto esperam”, observou.
A mãe Eloí Cecchin acompanhava a filha que prestava vestibular para o curso de Odontologia como treineira. Ela que já é formada em História pela UPF aproveitou o momento para relembrar os tempos da faculdade e também conhecer as novidades da instituição. “Mesmo a minha filha sendo treineira, a gente fica na expectativa. Não sabia que esse espaço seria disponibilizado para nós. Ele ameniza a tensão da espera”, avaliou.