Cultura e informação a caminho do trabalho e escola

Projeto Leitura no Caminho está em andamento nos ônibus da Codepas que fazem a linha Italac ?EUR" UPF

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As mais de 1,2 mil pessoas que utilizam diariamente os ônibus da linha Italac – UPF poderão agora aproveitar o tempo do trajeto entre a casa e a escola ou o trabalho para se informar. Iniciou na manhã de ontem o projeto piloto Leitura no Caminho. A iniciativa do Instituto Roberto Pirovano Zanatta, em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Codepas e da Secretaria Municipal de Educação, segue o modelo de outros projetos adotados ao redor do mundo e tem como objetivo o incentivo a leitura. Ao entrar no ônibus o passageiro pode escolher o que irá ler entre as 20 opções disponíveis. Ao sair, basta colocar o material na prateleira instalada na porta de saída.

Der acordo com a coordenadora do instituto, Raquel Pirovano, entre as opções estão quadrinhos, revistas, livros e jornais.  “Procuramos selecionar uma leitura mais fácil e mais rápida nesse primeiro momento tentando incluir desde crianças até adultos. O material foi selecionado para que as pessoas possam ler no trajeto que elas fizerem”, explica. O material será renovado mensalmente. As pessoas também podem fazer doações e contribuir. Para isso, basta levar o material até o Quiosque de Leitura Roberto Pirovano Zanatta, que fica na Praça Antonino Xavier, em frente ao Hospital da Cidade.

No trajeto

O motorista de ônibus João de Oliveira Kurtz foi o primeiro a dirigir um carro equipado com o material. De acordo com ele as pessoas já aproveitaram para ler desde a primeira volta. Acostumado a ver algumas pessoas que levam livros e revistas de casa para ler no trajeto ele aprova a iniciativa. “Qualquer projeto feito para levar cultura e conhecimento para o povo é válido”, opina. Ele e o cobrador fizeram um trabalho de orientação aos passageiros antes mesmo de o projeto começar.

O presidente do instituto Cláudio Zanatta participou do lançamento oficial do projeto na manhã de ontem e destacou que esta é uma experiência que deverá ser estendida a outras linhas. “Estamos fazendo a nossa parte e esperamos conseguir que esse projeto tenha êxito”, disse lembrando também da história do filho Roberto Pirovano Zanatta. A secretária de Educação Vera Vieira pontuou que a iniciativa é um reforço às políticas de incentivo à leitura que existem no município. “É mais uma forma de democratizar o acesso do livro e da leitura”, enfatizou. Para o prefeito Airton Dipp o Leitura no Caminha ratifica tudo que é feito no município para o fomento do livro e da literatura. Ele lembrou também do apoio constante da UPF com as Jornadas Literárias e outras atividades. Segundo ele, em breve o projeto deverá funcionar também em outras linhas da cidade.

Gostou? Compartilhe