O que era apenas uma proposta, já se transformou em trabalho de muita dedicação de alunos e professores. Do mês de março, quando começaram as atividades, até agora, muitos frutos já foram colhidos por conta do projeto ON nas Escolas. Tudo começou com uma sugestão para os professores de Língua Portuguesa: utilizar o jornal como ferramenta de trabalho no intuito de aproximar os alunos de uma leitura da realidade. E, para garantir o aprendizado, a proposta foi de que os próprios estudantes escrevessem textos de acordo com os estilos jornalísticos. Foi isso o que aconteceu e deve render ainda ótimos trabalhos até o final do ano, quando então os textos dos alunos serão publicados em uma edição especial do projeto, encartada no jornal O Nacional e distribuída para todos os estudantes e escolas envolvidas.
A cada semana a equipe do jornal visita uma das turmas das escolas inscritas e lá dá seguimento ao trabalho. A última visita foi na turma de sétimo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Luiz Osório, onde outras três turmas já seguem realizando as atividades. Na oportunidade, olhos e ouvidos atentos para as explicações dos jornalistas para entender como se dá o processo de edição do jornal e publicação dos textos.
A primeira etapa do projeto se encerra com a visitação ao jornal, quando os alunos conhecem todos os setores da empresa e o caminho que fazem as matérias, desde a reunião de pauta até o momento da impressão. A partir de agosto, os alunos que ainda não fizeram a visita estão com o passeio garantido. Isso, porque através de uma parceria com a empresa Codepas, O Nacional garantiu o transporte para os alunos.
Também no segundo semestre, atividades especiais estão sendo preparadas para ocorrerem durante a Feira do Livro. Além de proporcionar a visitação, O Nacional terá, novamente, o estande de contação de histórias do ON nas Escolas.
Mas para preparar tudo isso, o projeto tira férias no mês de julho, junto com as férias escolares, para voltar em agosto cheio de atrações. Enquanto isso, as novidades podem ser conferidas através do Facebook (O Nacional nas Escolas).