As perícias médicas de trabalhadores com problemas de saúde que precisam solicitar benefício do INSS estão com prazo de espera de até 78 dias. Sem a perícia, não é possível liberar o benefício e com o afastamento das empresas, os trabalhadores deixam de receber o salário. A falta de médicos e o aumento da demanda, que chega a superar as140 perícias realizadas por dia, estão entre os motivos pela longa espera.
Este é o caso do trabalhador E.M.*, de 29 anos, que preferiu não se identificar. Ele se machucou no dia 05 de maio em um acidente de trabalho e até hoje não conseguiu realizar a perícia. Após esperar os 15 dias de atestado necessários para poder pedir o afastamento e requerer o benefício, ele tentou agendar a perícia na agência do INSS em Passo Fundo. O pedido foi realizado no mês de maio e o agendamento iria ser apenas para o mês de agosto. Sem ter como esperar tanto tempo ele preferiu tentar agendar a perícia médica em Marau, que deve ser realizada nos próximos dias.
Após se machucar, a companheira precisou deixar o emprego para cuidar dele e dos dois filhos. Sem receber o salário da empresa, nem auxílio do INSS ele precisa recorrer a parentes e amigos para conseguir manter a família. “Nunca precisei me afastar, e agora que preciso esbarro nessa burocracia”, lamenta. Segundo ele, várias pessoas que conhece estão procurando agências de outras cidades para realizar a perícia médica.
Leia a notícia completa nas edições impressa e digital do jornal O Nacional