Funcionários da Embrapa protestam plantando mudas de árvores

Paralisação deve durar até esta sexta-feira

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A beira do Arroio Miranda, um dos mananciais hídricos que abastece Passo Fundo, foi palco de uma manifestação dos funcionários da Embrapa Trigo. Em greve desde ontem, trabalhadores protestaram por reajuste salarial e outras reivindicações com um ato de preservação do meio ambiente: o plantio de mudas de árvores nativas no local. A paralisação deve durar até esta sexta-feira.

Os funcionários da Embrapa Trigo, de Passo Fundo, aderiram ontem à greve nacional da categoria, que iniciou em outras unidades da Embrapa na segunda-feira. O motivo da paralisação é a falta de acordo entre o Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que já realizaram cinco sessões de negociações em Brasília desde maio. O SINPAF exige 5% de reajuste salarial além da correção pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPCA), que mede a inflação. Os trabalhadores também buscam negociar o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) a reformulação Plano de Cargos da Embrapa (PCE).
 
De acordo com o presidente do sindicato em Passo Fundo, Luiz Carlos dos Santos, cerca de 140 funcionários da Embrapa Trigo, que corresponde a cerca de 70% dos trabalhadores em atividade, estão em greve. “A nossa greve está prevista até sexta-feira, quando o SINPAF se reúne novamente com a empresa em Brasília. Se houver acordo, voltamos a trabalhar na segunda-feira”, explica o presidente. Dois diretores do sindicato em Passo Fundo irão acompanhar a negociação.

Protesto sustentável
Nesta greve, os tradicionais protestos foram substituídos por um ato simbólico de preservação ao meio ambiente. Cerca de 80 funcionários da Embrapa Trigo plantaram 200 mudas de árvores nativas, entre elas espécies frutíferas, à beira do Arroio Miranda, na área da unidade. “Queríamos realizar um ato social durante a greve e decidimos pelo plantio das mudas na área da empresa, pois aqui podemos cuidar também do desenvolvimento das plantas”, comenta Luiz Carlos dos Santos.

Gostou? Compartilhe