A equipe de professoras da Secretaria de Educação (SME) da Prefeitura Municipal de Passo Fundo, apresentou nesta quarta-feira aos coordenadores e diretores das escolas municipais, o projeto Trilhas, do Governo Federal. A intenção desse projeto é qualificar o ensino da leitura, da oralidade e da escrita nas escolas públicas do Brasil. Na presença de cerca de 70 educadores, que posteriormente organizarão formações sobre o assunto em suas respectivas escolas, a secretária de Educação, professora Vera Vieira, detalhou que essa ação é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Instituto Natura, visando criar oportunidades para que crianças em processo de alfabetização, 1º e 2º anos, tenham maior acesso à literatura infantil.
O trilhas está inserido no programa de metas do Governo “Todos pela Educação”, que traz como prioridade alfabetizar todas as crianças até oito anos. Aproveitando o momento, os professores conheceram e também receberam informações de como trabalhar com os alunos, o material do projeto que foi encaminhado às suas escolas. São duas caixas, uma com dez jogos didáticos e dois kits, sendo um sobre gêneros narrativos e outro sobre poesias, ambos com várias atividades que farão parte do cotidiano dos alunos; e outra caixa contendo 20 livros de autores renomados, dentre eles Vinícius de Moraes, Ruth Rocha, e Sérgio Capparelli.
Acontecem ainda mais dois encontros de formação do Projeto Trilhas entre a equipe da coordenadoria de Educação da SME, e os coordenadores e diretores das escolas municipais. Na oportunidade, a secretária Vera aproveitou os professores reunidos para repassar algumas informações sobre medidas de prevenção da influenza H1N1, como na questão de cuidados básicos, em que os alunos e seus pais devem ser orientados. As escolas também já adquiriram álcool gel. O 1º encontro de formação do Projeto trilhas aconteceu nas dependências da Faculdade Anglo-Americano.