Autoridades políticas estaduais e nacionais participaram na manhã de sexta-feira (29-06) de um ato comemorativo pela conquista do curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A solenidade aconteceu no ginásio da Escola Estadual Fagundes dos Reis e reuniu estudantes e professores da rede pública de ensino. O reitor da UFFS, professor Jaime Giolo, participou da atividade e disse que na próxima quarta-feira, 04 de julho, estará em Brasília reunido na Secretaria de Educação Superior para definir os próximos procedimentos para a instalação do curso em Passo Fundo.
O plano pedagógico está sendo montado pelo Ministério da Educação (MEC) e servirá para todos os cursos de Medicina criados pelo programa de expansão. “Evidentemente que vamos inserir coisas específicas da nossa região, mas ele está focado, além de envolver as altas especialidades, em inserir os alunos de todos esses cursos nos sistemas de saúde básica e nas equipes multidisciplinares do SUS por que essa é uma demanda nacional. A filosofia da UFFS é muito adequada a esse processo”, avaliou Giolo. Na percepção do professor, o MEC pretende conduzir os projetos em blocos que devem ser adaptados em cada uma das regiões. A meta é que o curso entre em funcionamento a partir do segundo semestre de 2013.
Para a região, inicialmente serão oferecidas 40 vagas, que poderão ser ampliadas. A UFFS já tem liberada a contratação, por meio de concurso, de 60 professores. “A conquista principal foi feita que é colocar a UFFS no plano. Agora trata-se de fazer esse tramite burocrático para poder começar a fazer as coisas, mas tudo tem um tempo”, esclareceu. Giolo pontuou também que as conversações sobre a definição do possível lugar para abrigar o campus já estão em andamento e estão sendo estudadas as mudanças e reformas necessárias.
Leia a notícia completa nas edições impressa e digital do jornal O Nacional