O Instituto Estadual Cecy Leite Costa completou 47 anos

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

     Com uma programação em comemoração ao aniversário que se estendeu até o final do mês de junho, no dia 10 último, o Instituto Estadual Cecy Leite Costa comemorou 47 anos de existência marcados pela efetiva contribuição à sociedade passo-fundense. Vale destacar que, por ser uma escola de Ensino Médio, há a constante preocupação do corpo docente com a formação para o mercado de trabalho (inclusive o Cecy oferece o Curso Técnico em Eletrônica), com a preparação para o vestibular e para as avaliações externas, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Dessa forma, já é tradição o envolvimento de professores e estudantes com a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBEMEP) e também com a Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa.

     Devido ao aniversário do Instituto, a equipe diretiva, comandada pela diretora, Teresinha Lurdes Izolani Pan, esmerou-se para constituir uma variada programação. As atividades diferenciadas principiaram no dia 07, com a confecção dos tapetes de Corpus Christi. Na gelada manhã de quinta-feira, feriado religioso para muitos profissionais, os estudantes do Cecy e seus professores reuniram-se em frente ao colégio, na calçada e na praça, para dar andamento aos belos projetos dos tapetes previamente elaborados com o auxílio das professoras de Artes. Os temas abordados foram o aniversário do Instituto e a preservação do planeta Terra.

     No domingo, data exata do aniversário, o Instituto foi lembrado nas intenções das missas das 8h30min e das 19h da Igreja São Cristóvão. Dessa forma, iniciou-se uma semana abençoada e movimentada. De segunda a sexta-feira, ocorreram sessões de cinema para que as turmas pudessem assistir ao filme “Mãos talentosas”, baseado na história real do, até então, considerado mundialmente o maior neurocirurgião pediátrico existente. Tal filme fora escolhido com o objetivo de comprovar aos estudantes que não há limites para quem tem metas e trabalha para alcançá-las. Sendo assim, desejávamos que os estudantes observassem um exemplo real de superação por meio da dedicação aos estudos.

     Enquanto algumas turmas assistiam ao filme mencionado, outras testemunhavam a palestra “Fé na prevenção”, oportunizada pela prefeitura municipal de Passo Fundo, com o objetivo de alertar os adolescentes para o perigo ocasionado pelo uso de drogas. Sem dúvida, ninguém passa incólume pelo uso dessas substâncias. Sendo assim, como equipe pedagógica e diretiva, desejamos ardentemente que nunca nossos estudantes disponham-se a estes envolvimentos.

     Com o intuito de levar cultura e alegria aos estudantes especialmente, também se fizeram presentes em nosso educandário o pessoal do Caderno Avesso, do jornal O Nacional, e a equipe do Intervalo Atlântida, comandada pelo jovem João Alexandre Menegaz. Nessas ocasiões, além de contarmos com o dinamismo de atividades variadas, com músicas nos ritmos que “fazem a cabeça da moçada”, também vivenciamos, por meio de palestras introdutórias, a reflexão sobre a importância do uso das mídias e sobre como os jovens podem se organizar no que diz respeito à inserção no mercado de trabalho. Também testemunhamos o que é trabalhar em equipe, tendo como objetivo maior o sucesso do evento, ou seja, do trabalho de todos. Alguns integrantes da equipe do Intervalo Atlântida são ex- alunos do Cecy e demonstraram ser profissionais comprometidos e éticos. Portanto, contribuíram com os alunos de hoje através dos seus exemplos como profissionais.

     Enfim, toda a programação foi muito interessante e permitiu que estudantes, funcionários, professores, equipe diretiva vivenciassem momentos de socialização, de efetiva aprendizagem e também demonstrassem sua capacidade de relacionamento interpessoal, de cooperação, seu potencial humano e ético. Parabéns a todos por mais este ano de conquistas e de crescimento!

Gostou? Compartilhe