A conquista pela escolha da capital do Planalto Médio, Passo Fundo, para sediar o curso de medicina da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) contou com vários protagonistas. Além da atuação incisiva e rápida do Prefeito Airton Dipp e de lideranças locais e estaduais, prefeitos de vários municípios que compõe a Ampla (Associação dos Municípios do Planalto) também contribuíram para a concretização do processo na expectativa que o novo curso de medicina beneficie toda a região. Este é apenas um dos exemplos de como a união entre lideranças de uma mesma região - independente de questões políticas - que possuem realidades e necessidades próximas, pode resultar em ações em benefício de milhares de pessoas.
Assim como esta demanda, muitas outras já passaram pelas reuniões mensais da Ampla. Reunidos sob a mesa da Casa dos Municípios - que é uma réplica do Fórum Democrático da Assembléia Legislativa do Estado - os prefeitos dão o ponta-pé para resolver inúmeros problemas que os municípios precisam resolver, mas que sozinhos e sem assessoria especializada, acabam se acumulando e prejudicando a vida dos moradores. No dia 22 de junho, quando aconteceu a 25ª reunião da Ampla, as pautas envolviam a legislação eleitoral para o último ano de mandato, projetos de instalação de sistema de vídeo-monitoramento nos pequenos municípios da região, os passivos da Consulta Popular do RS e ações judiciais de medicamentos. O encontro ainda contou com uma homenagem ao ex-presidente da entidade e prefeito de Mato Castelhano, Solano Canavese (2011-2012).
Esta e muitas outras demandas são mensalmente discutidas entre prefeitos e representantes dos 16 municípios que compõe a Ampla, que é a mais nova entre as 27 associações filiadas a Famurs (Federação das Associações de Municípios do RS). Criada em abril de 2009, a entidade ganhou mais um reforço há pouco mais de um ano quando inaugurou a Casa dos Municípios no Campus da Universidade de Passo Fundo. No local, acontecem, além das reuniões entre os executivos municipais, debates entre os secretários e conselheiros municipais de diversas áreas, como educação, saúde, assistência social e infraestrutura.
O atual prefeito de Coxilha, Clemir José Rigo, foi fundador e primeiro presidente da Ampla entre 2009 e 2010. Ele relatou que antes da criação da associação, os municípios da região participavam de associações espalhadas pelo Estado, com características e demandas diferenciadas. “Coxilha, por exemplo, participava das coordenadorias de saúde e educação de Passo Fundo, mas estava ligado a Amunor (Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense), que possui características diferentes. Partindo dessa distância, resolvemos criar a Ampla, reunindo os municípios que já faziam parte do Corede Produção”, explicou.
Leia a notícia completa nas edições impressa e digital do jornal O Nacional