Dando continuidade ao processo de evangelização e engajamento juvenil, o Setor Arquidiocesano de Juventude realizou no último sábado (30) um encontro com os representantes dos diversos grupos de jovens da arquidiocese de Passo Fundo, a fim de prosseguir a organização da Jornada Mundial da Juventude – evento criado por João Paulo II, em 1986, para celebrar a vida e a fé da juventude católica. Além da participação no encontro, que será no Rio de Janeiro, em julho de 2013, muitas ações devem ser realizadas em preparação ao momento, a fim de proporcionar que toda a juventude brasileira tenha a oportunidade de vivenciar a Jornada, ainda que não participe dos cinco dias do evento.
Em Passo Fundo, a preparação da JMJ, bem como a organização dos encontros que a antecedem, está sendo viabilizada através do trabalho do Setor Juventude. Segundo Pe. Ladir Casagrande, coordenador arquidiocesano de Pastoral, “a organização do setor era um sonho antigo por parte da Igreja em Passo Fundo, que agora está se concretizando. O setor é um importante espaço de construção coletiva de ideias para o trabalho na área da evangelização da juventude, com um espírito de unidade, onde cada grupo envolvido não perde sua identidade, mas contribui com o todo da proposta”. Ele acrescenta ainda que “a coordenação da arquidiocese tem um carinho muito grande por todos os jovens e deseja que todos se envolvam e participam desses momentos”.
Uma das principais atividades que antecedem a JMJ são os Bote Fé’s, quando ocorre a passagem dos ícones da Jornada por todas as arqui/dioceses do Brasil. Em Passo Fundo, a Cruz Peregrina e o Ícone Mariano chegarão no dia 18 de novembro deste ano, data em que será realizado o Bote Fé Arquidiocesano. Para viabilizar financeiramente o encontro, o setor juventude organizou a venda de rifas e de camisetas, realizadas pelos jovens de toda a arquidiocese.
Neste sentido, o articulador da JMJ na arquidiocese de Passo Fundo, Davi Rodrigues da Silva, 20 anos, explica: "Um dos grandes desafios que o Setor Juventude vem encarando é a viabilização do evento Bote Fé. Diante disso torna-se bonito os sinais de criatividade e empenho de toda juventude arquidiocesana, que se faz incansável na venda de rifas e camisetas. Enfim botando a mão na massa e com coragem trabalhando duro para ver se concretizar o sonho de uma bonita festa, que celebre a vida e o jeito de ser da juventude". Para maiores informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (54) 3045 9204 ou visitar o link http://www.pastoral.com.br/noticias/juventude/