Cartazes, vídeos e dramatizações foram o resultado do projeto Pacato Cidadão, desenvolvido pelos alunos do sexto ano à oitava série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Luiz Osório. Com foco na cidadania, o projeto envolveu também todos os professores das diferentes áreas de ensino, além das funcionárias da escola e equipe diretiva, com o objetivo de desenvolver ações educativas que primem pela formação ética e moral da comunidade escolar. Para chegar ao resultado, foram propostas e promovidas reflexões através de alguns eixos temáticos, tais como a ética e a cidadania, considerando os direitos e deveres, a segurança, a saúde pública e o meio ambiente, contribuindo na formação humana e no resgate de valores morais dos alunos.
Conforme a coordenadora pedagógica Denise Vieira Madalosso, o projeto nasceu de uma pesquisa de interesses dos alunos, que estavam atrelados ao tema em questão "Cidadania: direitos e deveres" e contou com diversas atividades que pudessem despertar nos alunos a sensibilização às condições locais e da sociedade como um todo, bem como a reflexão e debates. A escola pode contar com a parceria do professor Lúcio Alebrant, cujo trabalho foi bastante significativo aos alunos.
Na segunda-feira, dia 2 de julho, pela parte da manhã, foram apresentados os resultados do projeto com apresentação das atividades, dramatizações, vídeos, cartazes, jograis e representação de músicas com o tema afim, elaborados pelos alunos. Em seguida os professores tiveram a oportunidade de avaliar o trabalho junto à equipe diretiva e realizar novos encaminhamentos. Segundo os professores, o trabalho foi bastante produtivo e de grande significação para os alunos, uma vez que a proposta veio desafiar novas expectativas sociais.