As altas temperaturas registradas nesta semana devem dar lugar ao frio e a chuva a partir desta quinta-feira (05). Uma massa de ar frio chegará à região amanhã associada a uma área de forte instabilidade e fará com que as condições sejam favoráveis a pancadas de chuva por vezes forte, descargas elétricas, rajadas de vento, e não se descarta queda de granizo na sexta-feira. As informações são do observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet Ivegndonei Sampaio. Ele alerta ainda para uma ligeira queda de temperatura que ocorrerá e fará as mínimas oscilarem entre 6ºC e 8ºC.
O calor dos últimos dias, com temperaturas máximas que chegaram aos 26ºC na segunda e terça-feira, é ocasionado pelo predomínio de uma massa de ar quente e seco associado ao céu limpo. “De 1982 pra cá, a temperatura no inverno já chegou aos 28ºC, não é nenhuma anormalidade”, explica Sampaio sobre o período em que as condições climáticas começaram a ser monitoradas em Passo Fundo. No mês de junho, no dia 14, foi registrada a temperatura mais elevada do outono, 27ºC.
No final de semana, devido à nebulosidade e alta umidade relativa do ar as temperaturas mínimas e máximas não deverão ter muita variação. As mínimas ficam perto dos 6ºC e 8ºC. Entre a sexta-feira e o sábado deve ocorrer a queda de temperatura mais acentuada. Já na sexta a máxima não passa dos 14ºC. A partir do domingo a temperatura volta a se elevar. A segunda-feira pode iniciar com tempo instável e chuva, seguido de períodos de melhorias. A mínima será de 13ºC e a máxima pode chegar aos 25ºC.
Final de semana deve ter frio e chuva
· 1 min de leitura