Chuvas na média e temperaturas abaixo neste inverno

Prognóstico elaborado pelo 8ºDISME/INMET e UFPEL mostra indicativos climáticos para os próximos três meses

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O final do evento La Niña devido ao aquecimento das águas na superfície do Pacífico Equatorial Central, associado à condição de normalidade da temperatura de superfície do Atlântico Central, deve garantir um inverno neutro para o Estado. Isso significa volumes de chuva próximos das médias históricas, com possibilidade de superá-las em alguns períodos. Já as temperaturas devem ficar um pouco abaixo das médias históricas conforme o prognóstico divulgado pelo 8º Distrito de Meteorologia (8ºDisme), Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).
 
Na região Norte do Estado os dados indicativos apontam que as chuvas poderão até ficar acima da média nos próximos meses. De acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet Ivegndonei Sampaio, os volumes médios de chuva nos meses de julho, agosto e setembro em Passo Fundo são de 161,8mm, 187,8mm e 197,7mm, respectivamente. “O mês com a maior média histórica de chuvas em todo o Estado é setembro”, observa.

Para o mês de agosto estão previstas chuvas acima da média histórica para o estado de Santa Catarina. Devido à proximidade da fronteira, a região Norte poderá ter reflexos dessa anomalia e também ter precipitações acima da média. O boletim alerta que o prognóstico é feito para grandes áreas. Por isso, podem ocorrer períodos localizados com eventos de grande intensidade e períodos prolongados com ausência de precipitação.

Leia a notícia completa nas edições impressa e digital do jornal O Nacional

Gostou? Compartilhe