Participantes da 2ª fase do Seminário Regional da Educação identificam problemas na área da educação e propõem ações para melhorar a qualidade do ensino. O evento iniciou na quinta-feira (05) e seguirá durante os dias 06,09 e 10 de julho. Este Seminário abrange 129 municípios que integram a Promotoria Regional da Educação de Passo Fundo. O evento também conta com o apoio da Divisão de Assessoramento Técnico do Ministério Público.
Os municípios abrangidos pela Promotoria foram divididos em quatro grupos, sendo que cada equipe realiza atividades em um dia do Seminário. Durante o evento serão identificados os principais problemas relacionados à área da educação presentes em seus municípios. A Promotoria desenvolverá ações judiciais e extrajudiciais com o objetivo de dar encaminhamento aos problemas detectados.
Um diagnóstico preliminar da educação dos municípios foi apresentado. Os participantes debateram e planejaram objetivos e ações a partir das problemáticas apresentadas.
O objetivo do Seminário é estabelecer metas a serem cumpridas em conjunto, entre os gestores da cada município e o Ministério Público Estadual, através da Promotoria Regional de Educação, a fim de consolidar compromissos educacionais que garantam a qualidade do ensino.
Conforme a Promotora Regional da Educação, que coordena os trabalhos, Ana Cristina Ferrareze Cirne, “o diagnóstico e o planejamento são essenciais para tornar efetivo o direito à educação, previsto constitucionalmente, cujo mapa estratégico do Ministério Público elegeu como prioridade institucional”.