Há quase seis anos a Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF) desenvolve o projeto de extensão Balcão do Consumidor. Por meio de mediação, o projeto auxiliou, só em 2012, cerca de 5.000 pessoas que tiveram desrespeitados seus direitos como consumidores. Desde 2006, quase 26.000 pessoas foram atendidas. Hoje o projeto está presente, além de Passo Fundo, em Carazinho e Lagoa Vermelha, e deve ser instalado ainda nesse ano em Casca e Soledade. Na sexta-feira, 06 de julho, coordenadores, professores e estagiários do projeto se reuniram no campus III da UPF para trocar experiências, conhecimentos e compartilhar os números recentes do Balcão do Consumidor.
O professor Rogério da Silva, um dos coordenadores e idealizadores do projeto, ressaltou o crescimento nos números de atendimentos em Passo Fundo. Em 2010, foram 4.815, em 2011 aumentou pata 6.531 e a contagem dos primeiros meses de 2012 já indica crescimento, com 3.568 atendimentos. “Esse crescimento trouxe desafios. Depois de Passo Fundo, o Balcão foi instalado em Carazinho e, recentemente, em Lagoa Vermelha. No próximo mês, o projeto deve ser instalado no campus Casca e já estamos trabalhando para estarmos presentes também em Soledade”, afirmou.
Preocupação
Apesar do número crescente de atendimentos demonstrar que o projeto está consolidado e cada vez mais conhecido, um aspecto preocupante foi considerado pelo professor Liton Lanes Pilau Sobrinho que, junto com Rogério da Silva, coordena o projeto em Passo Fundo. “Esse fato nos traz uma preocupação, pois significa, por um lado, que o projeto está mais conhecido, mas por outro, que os consumidores continuam sendo desrespeitados”, lembrou.
O coordenador de Extensão da FD, professor Luiz Fernando Kramer Pereira Neto, participou da atividade e reafirmou o sucesso e a importância da iniciativa. “O Balcão do Consumidor é um exemplo de projeto de extensão que gera bons resultados. Pretendemos continuar trabalhando nesse sentido e promover mais iniciativas dessa natureza”, afirmou.