De acordo com o agrônomo da Emater/RS-Ascar Alcione Fontana, além de estimular a produção de alimentos em hortas nas escolas, o objetivo é a disseminação do conhecimento em biologia e das plantas bioativas, que variam entre condimentares, aromáticas e tóxicas.
Haverá oficinas com orientações para implantação dos hortos. Serão quatro estações explicando as plantas e mais uma trilha ecológica para conhecer e aprender a identificar uma diversidade de 120 espécies existentes no Instituto.
A ideia surgiu no Dia de Campo sobre plantas bioativas, realizado no mês de março, quando houve a participação de aproximadamente 400 pessoas, entre elas representantes da 7ª CRE. Após conhecerem o trabalho, veio o interesse de apresentá-lo aos professores da região.
Segundo a extensionista de Bem-Estar Social da Emater/RS-Ascar Doriana Miotto, a partir da criação de hortos didáticos nas escolas, os alunos poderão identificar, assimilar e aprender sobre as plantas bioativas, especialmente as mais conhecidas e usadas na região.
O Dia de Campo especial é promovido pela Emater/RS-Ascar, 7ª CRE, Instituto Chico Mendes, Prefeitura de Mato Castelhano, Embrapa Florestas e Universidade Regional Integrada de Erechim (URI). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3615-0032.
Governo do RS