Apesar do sábado nublado e chuvoso, o sol voltou a dar as caras nesse domingo (8). Devido à entrada de uma massa de ar de origem polar, a temperatura mínima chegou a 0,1ºC, ocorrendo presença de geada pela manhã. Já no sábado, a máxima não passou dos 8ºC (queda de 7ºC em relação à máxima do dia anterior), e a mínima ficou em 6ºC, havendo um declínio acentuado de temperatura pela noite. Com a presença de vento, a sensação térmica chegou a bater os -3ºC nesse final de semana.
Conforme os dados da Estação Automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) situada junto à Estação Meteorológica da Embrapa Trigo, o total de precipitação neste final de semana foi de 60 mm, 37% da média histórica de julho, que é 162 mm.
Segundo o observador da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio, é normal continuar frio mesmo com a aparição do sol. “É uma característica própria do inverno a temperatura entrar em declínio logo após as áreas de chuva e instabilidades passarem por uma região”, disse. Até o momento, a temperatura de 0,1ºC registrada no domingo foi a mais baixa desse inverno.
Ainda assim, parte da população saiu para as ruas aproveitar o sol, como é o caso da estudante Paula Copetti, de 18 anos. Ela conta que seguido frequenta uma praça próxima de sua residência, ainda mais em dias ensolarados. “Tem que aproveitar, até porque ficar em casa com esse sol não dá”, disse.
Previsão para semana
O tempo hoje inicia claro a parcialmente nublado com possível formação de geada. A temperatura mínima deve ficar em 3ºC e, com a elevação da temperatura pela tarde, a máxima deve ser de 18ºC. Com a entrada de um frente fria, a nebulosidade aumenta na terça-feira, que fica parcialmente nublado a nublado, com possibilidade de chuva na região ao final da tarde. Mínima marca 9ºC e máxima de 21ºC.
Essa frente fria deve permanecer quarta-feira, onde o tempo fica encoberto com chuva e períodos de melhoria, sendo que a temperatura entra em declínio no período da noite. Mínima de 9ºC e máxima de 15ºC. Na quinta-feira o tempo também segue instável com chuva e períodos de melhoria, marcando 6ºC na mínima e 14ºC na máxima.
Leia a notícia completa nas edições impressa e digital do jornal O Nacional