Embora o governo ainda não considere uma epidemia, o número crescente de casos confirmados de gripe A no Estado está preocupando a população. A confirmação de quatro casos da doença em 2012 colocou as escolas de Passo Fundo em alerta e as medidas de prevenção à doença foram reforçadas através de cartazes e atividades. Até o momento, nenhuma escola antecipou as férias escolares.
No colégio Notre Dame, que possui mais de 1,4 mil alunos, a campanha foi direcionada não somente para a Gripe A, mas para todas as doenças de inverno. Desde o final de junho, a escola reforçou as medidas de prevenção com os professores e funcionários, que dentro das salas de aula repassaram as informações aos estudantes. Nesta segunda-feira, a campanha foi reforçada com cartazes explicativos sobre as doenças de inverno, como gripe A (H1N1), gripe sazonal, resfriado, rinite, sinusite e pneumonia.
Segundo a diretora do Colégio Notre Dame, Ir. Ivanês Filipin, os professores foram orientados a incentivar os alunos a lavar as mãos e usar do álcool gel. Além disso, cada estudante é orientado a trazer a própria garrafa de água de casa e evitar o contato das mãos e boca nos bebedouros. “O enfoque não é somente a gripe A, mas todas as doenças de inverno que podem ser evitadas com cuidados mínimos de higiene”, destacou a diretora. Os alunos entram em férias no dia 18 de julho.
Na rede estadual de ensino, todas as escolas da 7ª CRE, receberam um manual elaborado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde, com medidas de prevenção que devem ser realizadas dentro do ambiente escolar. A coordenadora regional de educação, Marlene Silvestrin, explicou que as principais recomendações são pelo uso do álcool gel e lavagem das mãos e para evitar o uso compartilhado de objetos pessoais. Além disso, as escolas devem priorizar o uso de lixeiras com pedal, desligar os bebedouros e manter os ambientes ventilados. As férias começam dia 14 de julho.
Em uma das maiores escolas da cidade, Escola Estadual Nicolau de Araújo Vergueiro (EENAV), os professores levaram as orientações para dentro das salas de aula e cada professor tem a disposição uma embalagem de álcool gel para ser utilizado pelos alunos em sala de aula. Segundo o diretor da instituição, José Morando, os alunos também são incentivados a levar de casa garrafas de água.
Na rede municipal de educação, as medidas foram adotadas sob orientação do Comitê Municipal de Enfrentamento a Gripe A (H1N1) a cerca de duas semanas. Conforme a secretária de Educação, Vera Vieira, as orientações foram repassadas aos diretores das escolas em reunião realizada no dia 27 de junho. “Suspendemos os bebedouros, colocamos álcool gel em todas as salas de aula e a secretaria de saúde distribui de folhetos e cartazes em todas as escolas”, relatou. As medidas de prevenção também foram publicadas em jornais internos das escolas e os pais foram orientados a deixarem os filhos que apresentarem sintomas de gripe ou febre em casa. Os alunos terão uma semana de férias de inverno, entre o dia 23 e 29 de julho.
Leia a notícia completa nas edições impressa e digital do jornal O Nacional