Nível da barragem da Brigada sobe 30 centímetros

Choveu 90mm até terça-feira, o que representa 55% da média para o mês de julho

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A barragem da fazenda da Brigada Militar, às margens da BR 285, começa a reagir após a pior seca das últimas seis décadas em Passo Fundo. Sem incluir as chuvas registradas ontem à tarde, o nível havia subido cerca de 30 centímetros,mas ainda permanecia 4,25 metros abaixo do vertedouro, considerado o ponto ideal.  A formação de várias ilhas durante o período crítico, já começa a desaparecer, principalmente no lado direito da rodovia, sentido Passo Fundo – Lagoa Vermelha, formando um lençol de água.  Coordenador operacional da Corsan de Passo Fundo, Rubens Nunes Maciel, projeta uma média de 150 milímetros para os próximos quatro meses, para a situação se normalizar. “Tem que manter a média, não pode haver  interrupções de chuva” comenta. 
Já a barragem do Miranda, que chegou a ficar 5,47 metros abaixo do nível no final do mês de junho, quando a Corsan se programava para adotar o racionamento, já está transbordando sobre o vertedouro. Apesar da mudança no quadro, o momento é de cautela. De acordo com Maciel, o abastecimento da cidade está mantido através da água transposta do Jacuí e também dos seis poços perfurados na barragem da Brigada. “O alerta para o uso racional e consciente da água permanece. Pedimos a colaboração da população para que evite desperdícios, como lavar calçadas e carros” afirma. 
Foto 1 – Situação antes da chuva de ontem era de 4,25 metros abaixo do nível
FOTO LEONARDO ANDREOLI
Foto 2 – Vista aérea durante um dos momentos mais críticos da seca, no final do mês de maio
FOTO PAULO CORNÉLIO/GESP
Cinco dias de frio intenso
Após as chuvas registradas ontem, (somente entre às 15h e 18h foram 30 milímetros) os passo-fundenses terão pelo menos cinco dias de frio intenso pela frente. Com a entrada de uma massa de ar frio, a temperatura começa a despencar a partir de hoje à noite. Até segunda-feira, a mínima prevista é  de zero grau e a máxima deve oscilar entre 14 e 18 graus. Apesar da queda, não há previsão de neve para os próximos dias em Passo Fundo. “Serão dias frios, mas com claridade. Não temos registros de  nebulosidade, portanto, semocorrência de neve” explica o observador metereológico da Embrapa/Inmet, Ivegdonei Sampaio. A quarta-feira, segundo ele,  deve amanhecer com formação de nevoeiro, com ocorrência de sol entre as nuvens durante o dia, sem previsão de chuva. As  temperaturas devem variar entre 8ª e 14 ª graus. 
A barragem da fazenda da Brigada Militar, às margens da BR 285, começa a reagir após a pior seca das últimas seis décadas em Passo Fundo. Sem incluir as chuvas registradas ontem à tarde, o nível havia subido cerca de 30 centímetros,mas ainda permanecia 4,25 metros abaixo do vertedouro, considerado o ponto ideal.  A formação de várias ilhas durante o período crítico, já começa a desaparecer, principalmente no lado direito da rodovia, sentido Passo Fundo – Lagoa Vermelha, formando um lençol de água.  

Coordenador operacional da Corsan de Passo Fundo, Rubens Nunes Maciel, projeta uma média de 150 milímetros para os próximos quatro meses, para a situação se normalizar. “Tem que manter a média, não pode haver  interrupções de chuva” comenta. Já a barragem do Miranda, que chegou a ficar 5,47 metros abaixo do nível no final do mês de junho, quando a Corsan se programava para adotar o racionamento, já está transbordando sobre o vertedouro.

Apesar da mudança no quadro, o momento é de cautela. De acordo com Maciel, o abastecimento da cidade está mantido através da água transposta do Jacuí e também dos seis poços perfurados na barragem da Brigada. “O alerta para o uso racional e consciente da água permanece. Pedimos a colaboração da população para que evite desperdícios, como lavar calçadas e carros” afirma. 

Cinco dias de frio intenso

Após as chuvas registradas na terça-feira (somente entre às 15h e 18h foram 30 milímetros) os passo-fundenses terão pelo menos cinco dias de frio intenso pela frente. Com a entrada de uma massa de ar frio, a temperatura começa a despencar a partir de hoje à noite. Até a próxima segunda-feira, a mínima prevista é  de zero grau e a máxima deve oscilar entre 14 e 18 graus. Apesar da queda, não há previsão de neve para os próximos dias em Passo Fundo.

 “Serão dias frios, mas com claridade. Não temos registros de  nebulosidade, portanto, semocorrência de neve” explica o observador metereológico da Embrapa/Inmet, Ivegdonei Sampaio. A quarta-feira, segundo ele,  deve amanhecer com formação de nevoeiro, com ocorrência de sol entre as nuvens durante o dia, sem previsão de chuva. As  temperaturas devem variar entre 8ª e 14 ª graus. 

Gostou? Compartilhe