Seminário Regional da Educação encerra segunda fase

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Seminário Regional da Educação encerra segunda fase
A Promotoria Regional de Educação realizou nesta semana a segunda fase do Seminário Regional da Educação. No total, 135 municípios participaram das atividades entre os dias 05 e 10 de julho. Divididos em quatro grupos, discutiram e planejaram objetivos, tendo como prioridade a educação infantil. Também foram debatidas as temáticas de sucesso e permanência na escola, infraestrutura física e material e recursos humanos, dentre outros temas considerados relevantes pelos participantes. O seminário foi desenvolvido com apoio da Divisão de Assessoramento Técnico (DAT) do Ministério Público.  De acordo com a Assistente Social da DAT, Silvana Dóris Perin, o aproveitamento do seminário por parte dos municípios certamente foi grande. “Todos eles participaram do início ao fim das atividades propostas e puderam apresentar para o Ministério Público as suas realidades locais. A partir disso será possível estabelecer metas para que o MP e os municípios ajam juntos no foco dos problemas”, avaliou.
Para a promotora regional de Educação Dra. Ana Cristina Ferrareze Cirne a frase da educadora Leocádia Zanini, de Serafina Corrêa, define a avaliação do evento. “Agora temos um pouco mais de luz na educação”, citou. A afirmação resume a importância da implantação das Promotorias Regionais para a garantia do direito humano à educação, em especial de crianças e adolescentes. “O Ministério Público tem papel fundamental na articulação e na efetiva implantação das políticas públicas inexistentes e/ou insuficientes nesta seara. É um grande avanço que não admite qualquer espécie de retrocessos”, enfatizou. A partir dos levantamentos feitos pelos grupos, deverão ser estabelecidas ações a serem desenvolvidas pela Promotoria em conjunto com os gestores de cada município, a fim de sanar as dificuldades encontradas na área da Educação.
No primeiro dia (05), participaram do evento os municípios que pertencem às Comarcas de Erechim, Getúlio Vargas, Marcelino Ramos, Gaurama e São Valentim; no segundo dia (06), as Comarcas de Frederico Westphalen, Iraí, Nonoai, Ronda Alta, Seberi, Constantina, Palmeira das Missões, Planalto e Sarandi; no dia 09, as Comarcas de Sananduva, São José do Ouro, Espumoso, Lagoa Vermelha, Soledade, Arvorezinha e Rodeio Bonito; e no quarto dia as Comarcas de Ibirubá, Não-Me-Toque, Carazinho, Tapera, Guaporé, Marau e Casca. O Município de Passo Fundo foi representado em todos os dias do Seminário, por meio de representantes da CRE, SME, ONGs e Conselho Municipal de Educação, órgãos que fazem parte do Conselho Gestor da Rede de Apoio à Escola.

A Promotoria Regional de Educação realizou nesta semana a segunda fase do Seminário Regional da Educação. No total, 135 municípios participaram das atividades entre os dias 5 e 10 de julho. Divididos em quatro grupos, discutiram e planejaram objetivos, tendo como prioridade a educação infantil. Também foram debatidas as temáticas de sucesso e permanência na escola, infraestrutura física e material e recursos humanos, dentre outros temas considerados relevantes pelos participantes.

O seminário foi desenvolvido com apoio da Divisão de Assessoramento Técnico (DAT) do Ministério Público.  De acordo com a Assistente Social da DAT, Silvana Dóris Perin, o aproveitamento do seminário por parte dos municípios certamente foi grande. “Todos eles participaram do início ao fim das atividades propostas e puderam apresentar para o Ministério Público as suas realidades locais. A partir disso será possível estabelecer metas para que o MP e os municípios ajam juntos no foco dos problemas”, avaliou.

Para a promotora regional de Educação, Ana Cristina Ferrareze Cirne a frase da educadora Leocádia Zanini, de Serafina Corrêa, define a avaliação do evento. “Agora temos um pouco mais de luz na educação”, citou. A afirmação resume a importância da implantação das Promotorias Regionais para a garantia do direito humano à educação, em especial de crianças e adolescentes. “O Ministério Público tem papel fundamental na articulação e na efetiva implantação das políticas públicas inexistentes ou insuficientes nesta seara. É um grande avanço que não admite qualquer espécie de retrocessos”, enfatizou. A partir dos levantamentos feitos pelos grupos, deverão ser estabelecidas ações a serem desenvolvidas pela Promotoria em conjunto com os gestores de cada município, a fim de sanar as dificuldades encontradas na área da Educação.

No primeiro dia (5), participaram do evento os municípios que pertencem às Comarcas de Erechim, Getúlio Vargas, Marcelino Ramos, Gaurama e São Valentim; no segundo dia (6), as Comarcas de Frederico Westphalen, Iraí, Nonoai, Ronda Alta, Seberi, Constantina, Palmeira das Missões, Planalto e Sarandi; no dia 09, as Comarcas de Sananduva, São José do Ouro, Espumoso, Lagoa Vermelha, Soledade, Arvorezinha e Rodeio Bonito; e no quarto dia as Comarcas de Ibirubá, Não-Me-Toque, Carazinho, Tapera, Guaporé, Marau e Casca. O Município de Passo Fundo foi representado em todos os dias do Seminário, por meio de representantes da CRE, SME, ONGs e Conselho Municipal de Educação, órgãos que fazem parte do Conselho Gestor da Rede de Apoio à Escola.

Gostou? Compartilhe