Profissionais dos quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Passo Fundo iniciaram nesta quarta-feira, 12 de julho, a participação nas oficinas do projeto Goio-en. A iniciativa da Prefeitura Municipal de Passo Fundo conta com apoio da Universidade de Passo Fundo (UPF) e visa conscientizar sobre saúde ambiental e capacitar multiplicadores para estimular a comunidade a desenvolver ações efetivas. Nesse primeiro momento, participaram 20 profissionais, entre psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e monitores. A oficina foi ministrada pelas professoras Clenir Moretto e Cristina Fioreze, do curso de Serviço Social da UPF. A atividade foi realizada no campus II e, nas próximas semanas, será direcionada aos demais profissionais dos CRAS.
Pela manhã, as professoras promoveram uma sensibilização. “Abordamos o que é saneamento, nossos padrões de consumo e as consequências de nossas ações em relação à saúde ambiental”, relatou a professora Cristina. No período da tarde, foram trabalhadas estratégias de multiplicação dos conhecimentos. “Os trabalhadores da área estão diretamente em contato com as pessoas que vivem nas mais diversas comunidades de Passo Fundo. Eles desenvolvem ações socioeducativas e entendemos que em suas diversas atividades, sejam com crianças, adolescentes ou adultos, eles conseguem desenvolver esses conhecimentos e estimular boas práticas”, considerou a professora.
A assistente social Ana Lúcia Kichel atua no CRAS II, localizado no bairro Vera Cruz, e relatou que a localidade demanda ações de preservação ambiental. “Percebemos que as pessoas já procuram ter atitudes corretas, e com o que aprendemos na oficina, teremos condições de orientar questões como a reciclagem do lixo e saneamento básico”, afirmou Ana Lúcia.
Com o objetivo de mudar a realidade de bairros e vilas de Passo Fundo e da região, a UPF desenvolve as ações do projeto Goio-en a partir de três grandes grupos: saúde, educação e serviço social. De acordo com a professora Elizabeth Foschieira, coordenadora do projeto na instituição, toda a rede pública municipal de saúde é convidada a participar.
Profissionais da educação
Na próxima quarta-feira, 18 de julho, acontece a quinta oficina com os professores da rede municipal de ensino. A oficina será realizada no Muzar e os participantes terão oportunidade de fazer a trilha perceptiva e discutir sobre a Agenda 21 local. Esse grupo compõe o núcleo de formação de multiplicadores na área da educação, cujo processo tem 40 horas de curso.