Impasse impede que Capa receba área da prefeitura

ONG abriga atualmente cerca de 400 animais que podem ser adotados pela população. Entre eles, vários filhotes

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Clube dos Amigos Protetores de Animais (Capa) de Passo  Fundo espera há pelo menos uma década um espaço adequado para abrigar centenas de animais. Em 2011 um acordo com a prefeitura parecia ser o fim da espera. A previsão era de que uma área de dois hectares na Comunidade de Bela Vista fosse doada para a ONG poder construir um canil com estrutura adequada para abrigar os animais. Até agora, nada está definido.

De acordo com a presidente da ONG Zulma Marques, o CAPA abriga atualmente cerca de 400 animais. O número teve uma redução nos últimos dois anos em função das diversas feiras de adoção realizadas.  “Não pegamos mais animais e conseguimos diminuir o número. A demanda de animais abandonados no município é muito grande porque não temos uma política pública”, afirma. A estimativa é de que hoje, pelo menos 20 mil animais estejam soltos nas ruas de Passo Fundo.

A área atual em que o canil funciona fica próxima a muitas residências o que gera reclamações devido ao barulho dos animais. Enquanto aguardam uma definição sobre a doação da área, os voluntários estão trabalhando para melhorar as condições do local atual. “Continuamos fazendo as reformas dos canis lá no Capa e pretendemos tirar todos os animais da corrente até o final do ano. Não podemos ficar parados. Estava caindo aos pedaços, a estrutura era de madeira e estava podre, então estamos seguindo as atividades. Estamos esperando há 10 anos e não podemos parar”, reforça.

Posição da prefeitura

De acordo com informações divulgadas pelo Gabinete do prefeito, o espaço já havia sido declarado como área de utilidade pública por meio do decreto municipal 78/2012 de 07 de maio de 2012. Quando a desapropriação da área estava sendo encaminhada, representantes da comunidade se manifestaram contra a instalação do canil no local. A justificativa é de que os moradores das proximidades seriam idosos que teriam problema com o barulho causado pelos animais. A prefeitura agora estuda uma solução para o problema.

Adoção

Quem tiver interesse em adotar alguns dos animais pode participar das feiras de adoção promovidas pela ONG e divulgadas pelo endereço eletrônico www.facebook.com/CAPApf.

Gostou? Compartilhe