Onda Verde nos semáforos
Até o final do mês a Prefeitura realiza o pregão eletrônico para contratação da empresa responsável pelo novo sistema de sincronização dos semáforos
Daniela Wiethölter Lopes/ON
O motorista de Passo Fundo vai, enfim, ter as primeiras vantagens da sincronização dos semáforos nos próximos meses. O município está finalizando o processo de contratação da empresa responsável pelo software que vai comandar o tempo dos semáforos na área central da cidade. Segundo a Secretária de Segurança Pública, Estelita Salton, na área central, 50 cruzamentos serão monitorados através de um software, que permite uma programação de até 10 tempos para cada semáforo, permitindo um planejamento prévio para cada cruzamento. “Vamos controlar os tempos de verde, amarelo, vermelho e do pedestre conforme a fluidez do trânsito e os horários de pico. No caso de acidentes, dias de chuva, podemos alterar a programação imediatamente direto da central”, explicou.
A sincronização, que faz parte do Projeto do Anel Viário, foi criada para atender os cruzamentos mais movimentados da cidade, localizados entre a Petrópolis e o Boqueirão e entre a Vera Cruz e a São Cristóvão. O investimento, orçado em cerca de R$ 500 mil, será pago como contrapartida do financiamento dado pelo Banco Interamericano ao município.
Atualmente, os tempos dos semáforos são programados para o dia inteiro. Para fazer qualquer alteração, é necessário que um técnico vá até o local e altere a configuração. Os tempos de cada cruzamento variam entre 30 segundos até 80 segundos, incluindo os tempos de verde, amarelo, vermelho e para o pedestre, que em média dura apenas 11 segundos.
Onda verde
Conforme a secretária, a sincronização dos semáforos vai resolver uma das principais reclamações dos motoristas da cidade. Em algumas ruas, o motorista sai de um sinal verde e logo à frente já encontra o outro fechado. Com a programação específica para uma sequência de semáforos – chamada de Onda Verde - o motorista pode pegar todos os sinais verdes na mesma via.
*********legenda foto geral semáforos*********
Onda Verde: com a sincronização, será possível trafegar pelo trajeto todo a partir do primeiro semáforo, todos com os sinais verdes.
Foto: Daniela Wiethölter Lopes/ON
Porto Alegre
O projeto de Passo Fundo foi baseado no recente sistema instalado em Porto Alegre. Segundo a Engenheira da Secretaria de Segurança Pública, Gislaine Mello Alves, na capital a sincronização é realizada em tempo real, ou seja, o trânsito é monitorado 24 horas por dia através da Central de Controle e Monitoramento da Mobilidade (Cecomm), que conta com 23 computadores, um servidor e 14 monitores para analisar as imagens transmitidas pelas câmeras de vídeo. Com isso, os tempos de verde e vermelho podem ser alterados imediatamente, conforme a fluidez do trânsito e a percepção do técnico. “Por enquanto, Passo Fundo ainda não terá este monitoramento em tempo real, mas todo o projeto foi elaborado para ser compatível com a tecnologia da capital, inclusive com a inclusão de câmeras de vídeo nos cruzamentos”, esclareceu.
Pregão
O pregão eletrônico está previsto para acontecer em até duas semanas. Esta será a terceira tentativa do município em adquirir o sistema de sincronização. Em novembro do ano passado, aconteceu a primeira licitação, mas sem empresas interessadas, e o município foi obrigado a abrir um novo edital em janeiro. Neste processo, duas empresas se candidataram, mas foram inabilitadas por falta de documentação.
A engenheira da secretaria explica que são poucas empresas do país que trabalham com o software exigido pelo município, que permite a migração futura para o sistema em tempo real. Por isso, somente duas empresas se interessaram até o momento. A expectativa, com a realização do pregão eletrônico, é que o município possa agilizar a contratação da empresa, já que o processo é mais rápido por permitir conhecer antecipadamente o valor ofertado para depois verificar se a empresa está habilitada.
Há alguns meses, o município já adquiriu novos semáforos e 90 grupos focais com tecnologia a LED, para tornar os equipamentos antigos compatíveis para sincronia. Nesse pregão, além do software e fiação, a Prefeitura vai comprar 34 controladores (cada um pode comandar até três cruzamentos) os semáforos.
************Box*********
Novas sinaleiras
No projeto global, ainda está previsto a instalação de novas sinaleiras em outros pontos da cidade, que também integrarão o sistema de sincronização. Os equipamentos serão instalados conforme o cronograma de obras do Anel Viário.
Confira onde eles serão instalados:
* Paissandu com a Benjamin Constant;
* Independência com a Ângelo Preto;
* Av. Brasil com a Dr. João Freitas;
* Av. Moacir da Mota Fortes com a Erechim;
* Av. Moacir da Mota Fortes com a Guaporé;
* Av. Sete de Setembro com a Uruguai;
* Av. Presidente Vargas com a Camilo Ribeiro;
* Av. Presidente Vargas com a São Roque;
* Av. Presidente Vargas com a Daltro Filho e,
* Av. Presidente Vargas com a Aspirante Jenner.
O motorista de Passo Fundo vai, enfim, ter as primeiras vantagens da sincronização dos semáforos nos próximos meses. O município está finalizando o processo de contratação da empresa responsável pelo software que vai comandar o tempo dos semáforos na área central da cidade.
Segundo a Secretária de Segurança Pública, Estelita Salton, na área central, 50 cruzamentos serão monitorados através de um software, que permite uma programação de até 10 tempos para cada semáforo, permitindo um planejamento prévio para cada cruzamento. “Vamos controlar os tempos de verde, amarelo, vermelho e do pedestre conforme a fluidez do trânsito e os horários de pico. No caso de acidentes, dias de chuva, podemos alterar a programação imediatamente direto da central”, explicou.
A sincronização, que faz parte do Projeto do Anel Viário, foi criada para atender os cruzamentos mais movimentados da cidade, localizados entre a Petrópolis e o Boqueirão e entre a Vera Cruz e a São Cristóvão. O investimento, orçado em cerca de R$ 500 mil, será pago como contrapartida do financiamento dado pelo Banco Interamericano ao município. Atualmente, os tempos dos semáforos são programados para o dia inteiro. Para fazer qualquer alteração, é necessário que um técnico vá até o local e altere a configuração. Os tempos de cada cruzamento variam entre 30 segundos até 80 segundos, incluindo os tempos de verde, amarelo, vermelho e para o pedestre, que em média dura apenas 11 segundos.
Onda verdeConforme a secretária, a sincronização dos semáforos vai resolver uma das principais reclamações dos motoristas da cidade. Em algumas ruas, o motorista sai de um sinal verde e logo à frente já encontra o outro fechado. Com a programação específica para uma sequência de semáforos – chamada de Onda Verde - o motorista pode pegar todos os sinais verdes na mesma via.
Novas sinaleiras
No projeto global, ainda está previsto a instalação de novas sinaleiras em outros pontos da cidade, que também integrarão o sistema de sincronização. Os equipamentos serão instalados conforme o cronograma de obras do Anel Viário.
Confira onde eles serão instalados:
* Paissandu com a Benjamin Constant
* Independência com a Ângelo Preto
* Av. Brasil com a Dr. João Freitas
* Av. Moacir da Mota Fortes com a Erechim
* Av. Moacir da Mota Fortes com a Guaporé
* Av. Sete de Setembro com a Uruguai
* Av. Presidente Vargas com a Camilo Ribeiro
* Av. Presidente Vargas com a São Roque
* Av. Presidente Vargas com a Daltro Filho
* Av. Presidente Vargas com a Aspirante Jenner.