Em mais uma parceria da Prefeitura Municipal com o Instituto Federal Sul Rio-Grandense (Ifsul), campus Passo Fundo, estão abertas as inscrições de três novos cursos de qualificação profissional do Pronatec/Brasil Sem Miséria. Eles estão vinculados à Universidade Popular (UP) da Secretaria de Educação (SME), e à Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcas).
Esses novos cursos também são destinados aos beneficiários de programas federais de transferência de renda, para os titulares ou dependentes com idade entre 18 e 59 anos. Para participar as pessoas devem estar cadastradas no CADÚNICO da Semcas.
De acordo com o prefeito municipal, Airton Dipp, essa é mais uma oportunidade de formar profissionais para o mercado de trabalho do município. Os três novos cursos são Armador de Ferragem, com 200horas/aula; Operador de Computador, com 160 horas/aula; e Operador de Máquinas-ferramentas convencionais, com 300 horas/aula.
Sobre as inscrições os interessados devem ir até o próximo dia 27 à UP, das 12h e 30min às 18h e 30min, ou em uma das quatro unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Para se inscrever os beneficiários devem portar a cópia e original da carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço, comprovante de escolaridade e a cópia da conta bancária. Mais informações pelos fones (54) 3316-7210 e (54) 3316-7212.
A secretária de Educação, professora Vera Vieira, destacou que já estão em andamento 10 cursos do Brasil Sem Miséria/Pronatec em Passo Fundo, esses, uma parceria do Executivo com o Senac e Senai, que também estão recebendo inscrições para novas turmas. Ela salientou que os novos cursos em parceria com o Ifsul fornecem ajuda de custo aos alunos para transporte e lanche.
Novos cursos
Armador de ferragem - Realiza a montagem de armações para estruturas de concreto (ferragens de lajes, fundações, pilares e vigas), de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.
Operador de Computador - Utiliza aplicativos de escritório e utilitários na edição de textos, elaboração de planilhas eletrônicas, apresentação de slides e compactação de arquivos. Pesquisa e navega na internet, usa correio eletrônico, e instala e configura sistemas operacionais, aplicativos de escritório e periféricos. Também organiza a entrada e saída de dados em sistemas de informação, e seleciona programas de aplicação a partir da avaliação do usuário, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.
Opera máquinas - ferramentas convencionais - Opera máquinas para usinagem de peças, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.
Passo Fundo terá mais três cursos do Pronatec Brasil Sem Miséria
· 1 min de leitura