O Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo convoca a população para que inclua em sua programação de férias um ato que pode salvar vidas: doar sangue. O estoque de sangue de todos os tipos e fatores sanguíneos do HSVP está comprometido.
O período de férias e frio torna propício a baixa dos estoques, que anualmente caem em 30%. Porém, nas últimas semanas o movimento baixou para 70%. “Estamos com uma média de 20 doações por dia, muito diferente de outros períodos que chegamos a coletar até 80 bolsas de sangue por dia. Estamos preocupados, pois o estoque disponível esta comprometido, tendo em vista a alta demanda de sangue em razão dos procedimentos de alta complexidade que o hospital realiza”, ressaltou a médica hemoterapeuta, Simone Beder Reis.
Trata-se de um índice extremamente crítico no que diz respeito aos padrões de regularidade da manutenção do estoque do Serviço de Hemoterapia do HSVP. “Devido ao inverno, a procura de doadores pelos bancos de sangue costuma cair. Outro agravante para a baixa no estoque são as férias de julho. É importante lembrar, ainda, que os sangues RH negativo são os mais raros e por isso os que mais precisam de doadores, principalmente nesta época”, enfatizou a médica.
Para doar basta estar em boas condições de saúde, alimentado, ter entre 18 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto. “É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação, não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes e dispor de boa saúde”, completou Dra. Simone.
O Serviço de Hemoterapia do HSVP está localizado no 6º andar do Prédio da 15 de Novembro. Os horários de atendimento são: segunda a sexta-feira (8h às 12h e 13h às 17h) e aos sábados (8h às 12h – com horários agendados através do telefone (54) 3316-4087).