Curso aborda saúde de gestantes

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Mudanças psicológicas na gestação e células tronco do cordão umbilical abriram o circuito de palestras do 24º Curso de Orientação à Gestante, promovido pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo. Aguardado o ano todo pelas gestantes, as três edições anuais do curso, são focadas na qualidade de vida do recém-nascido, da gestante, dos pais e avós. O curso iniciou na segunda-feira (16) e vai até o dia 27 de julho. Ao todo, 60 gestantes com seus devidos acompanhantes irão se reunir durante os seis encontros para tirar dúvidas e atualizar os conhecimentos sobre a o período gestacional e pós-parto.

A fase que é caracterizada por muito amor e carinho também é repleta de duvidas e anseios. “A gravidez é um processo secreto, silencioso, que transforma o corpo da mulher em um corpo aconchegante para que a natureza possa cumprir o curso da vida. Com o Curso de Orientação à Gestante, buscamos orientar mães de primeira viagem e também aquelas gestantes que já são mães sobre cuidados básicos para se ter uma gestação saudável e tranquila. Trabalhamos também aspectos relacionados à qualidade de vida do bebê e o papel dos pais e avós no decorrer da gestação e na vida do recém-nascido”, salientou a enfermeira obstetra e coordenadora do curso, Cleusa de Carvalho.

Andréia Mengon da Silva, que será mãe pela primeira vez, disse que procurou o curso para obter mais informações sobre a gestação e o pós-parto. “Assim que soube que teria o curso busquei me inscrever logo, pois duvidas sempre temos e elas surgem em todas as horas. Aqui quero esclarecer alguns mitos que espalham para a gente e responder minhas duvidas, para que quando o meu bebê chegar possa recebê-lo com segurança e confiança”, declarou a participante.

A enfermeira do HemoCord de Porto Alegre, Aline Garcia, veio até Passo Fundo para orientar os pais sobre a importância da coleta das células tronco do cordão umbilical. “É muito importante que os pais passem a ter noção da importância das células tronco no combate de algumas doenças. Atualmente as células-tronco do sangue de cordão umbilical podem ser utilizadas nos procedimentos de transplantes ou terapia celular para diversas doenças, como: anemias, leucemias, linfomas, tumores sólidos comuns na infância, como neuroblastoma, retinoblastoma, Tumor de Wilms, rabdomiossarcoma, entre outros.Além das aplicações atuais, na medicina regenerativa, em caráter experimental, já existem relatos da utilização das células-tronco do sangue de cordão umbilical, com sucesso, no tratamento de doenças cardíacas, da diabetes, do derrame cerebral (AVC) e outras”, informou a profissional.

Gostou? Compartilhe