O sol deve voltar a aparecer na tarde desta quarta-feira após um início de semana de céu encoberto, muito frio e umidade. Pela manhã ainda pode ocorrer formação de nevoeiro em função da alta umidade relativa do ar. As temperaturas máximas entram em elevação deixando as tardes com temperaturas amenas até o final de semana. As informações são do observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet Ivegndonei Sampaio.
Na quarta-feira as temperaturas devem oscilar entre 5ºC e 16ºC. À tarde o sol deve voltar a predominar. Na quinta-feira o céu fica claro a parcialmente nublado com temperaturas variando entre 4ºC e 16ºC e condições favoráveis à formação de geada fraca. Na sexta-feira as condições permanecem as mesmas e as temperaturas variam entre 6ºC e 18ºC.
Final de semana
Apesar do resfriamento noturno, o final de semana deve ter temperaturas amenas durante as tardes. No sábado e no domingo as temperaturas mínimas devem ficar entre 8ºC e 10ºC e as máximas variam entre 20ºC e 22ºC. Os indicativos apontam para o retorno da chuva na noite de domingo ou no início da semana.
Dia mais frio
A semana iniciou com o registro do dia mais frio do ano. De acordo com Sampaio não foi a temperatura mais baixa registrada, mas a sensação térmica que perdurou durante o dia. Pela manhã de segunda, às 9h, a sensação térmica era de -3ºC. “Devido à nebulosidade, a velocidade do vento e a umidade relativa do ar quem estava na rua teve a sensação de temperatura negativa”, explica. Além disso, durante o dia as temperaturas mínima e máxima registradas variaram entre 2ºC e 10ºC.
A área de instabilidade que causou a chuva de terça-feira chegou ainda no final da tarde de segunda-feira. “Essa área de instabilidade não estava prevista para a região de Passo Fundo, mas devido aos ventos favoráveis trouxeram a umidade e a chuva se estendeu até nossa região”, esclarece. Até à tarde de ontem, o volume de precipitações tinha alcançado 107 milímetros que equivalem a 66% da média do mês que é de 161,8mm.
Frio e umidade devem diminuir a partir desta quarta
· 1 min de leitura