Alerta vermelho no estoque de sangue do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). O Serviço de Hemoterapia do local convoca a população para doar sangue, pois o estoque de todos os tipos e fatores sanguíneos está comprometido. O período de férias e do frio do inverno contribui para a baixa no estoque. Há uma queda de 30% nos estoques nessa época, mas nas últimas semanas, eles caíram 70% no HSVP.
Segundo a médica hemoterapeuta, Simone Beder Reis, a situação “Preocupa porque o estoque disponível esta comprometido, tendo em vista a alta demanda de sangue em razão dos procedimentos de alta complexidade que o hospital realiza. Ela ainda ressalta que a média de doações por dia é de 20 no momento, 75% a menos que em outros períodos onde eram realizadas até 80 coletas.
Trata-se de um índice extremamente crítico no que diz respeito aos padrões de regularidade da manutenção do estoque do Serviço de Hemoterapia do HSVP. “Devido ao inverno, a procura de doadores pelos bancos de sangue costuma cair. Outro agravante para a baixa no estoque são as férias de julho. É importante lembrar, ainda, que os sangues RH negativo são os mais raros e por isso os que mais precisam de doadores, principalmente nesta época”, enfatizou a médica.
Normalidade no Hemopasso
Quanto ao estoque de bolsas, a situação no Hemopasso é normal, conforme o diretor geral do Hemopasso, Rudimar Pedro. No momento, o estoque total é de aproximadamente 700 bolsas de sangue, sendo A+ e O+ os tipos sanguíneos que tem mais saída.
As coletas externas realizadas durante maio e junho foram essenciais para manter o estoque regular. “Viajamos oito vezes em cidades como Carazinho, Serafino Corrêa, Sertão e Tapejara. Com essas coletas externas, mais a colaboração decisiva da população, conseguimos manter o estoque dentro na normalidade”, frisou o diretor. Ele também reforça que as instituições conveniadas mantenham o ritmo de reposição do sangue para que o mês de julho siga com os estoques normalizados, além de que as coletas externas serão mantidas em julho.
“Precisamos que a população da cidade e da região continue com a doação voluntária”, reforçou Pedro. O sangue coletado diariamente no Hemopasso é totalmente usado para cobrir as necessidades das instituições de saúde da região. No caso das plaquetas, para se ter uma ideia, uma sessão de quimioterapia exige em média cinco bolsas. “Plaquetas têm apenas cinco dias de validade, precisamos de um fluxo constante de doadores”, disse.
Onde doar
O Serviço de Hemoterapia do HSVP está localizado no 6º andar do Prédio da 15 de Novembro. Os horários de atendimento são: segunda a sexta-feira (8h às 12h e 13h às 17h) e aos sábados (8h às 12h – com horários agendados através do telefone (54) 3316-4087).
Já o Hemopasso está localizado na Avenida 7 de Setembro, 1055 em frente ao Parque da Gare e seu horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h às 18h sem fechar ao meio dia. O telefone para contato é (54) 3311-5555.
Hora de doar sangue
· 2 min de leitura