A Secretaria de Saúde do Estado confirmou nesta quinta-feira, mais dois casos de Gripe A em Soledade, município que faz parte da 6ª CRS, cuja sede fica em Passo Fundo. No Estado, foram confirmados mais cinco mortes e outros 42 casos de gripe A, totalizando 38 mortes e 262 casos confirmados da doença neste ano. Na região Sul do país, são 123 óbitos. Desde janeiro, morreram 62 pessoas em Santa Catarina, 38 no Rio Grande do Sul e 23 no Paraná em decorrência da doença. O total registrado em 2012 equivale a 15,6% dos óbitos verificados em 2009, auge da pandemia, quando 789 pessoas morreram nos três estados.
Novas vítimas
Na capital, uma mulher de 85 anos, que não havia se vacinado e sofria de cardiopatia crônica, faleceu e o diagnóstico foi Gripe A. Em Viamão, uma mulher de 58 anos, com doença cardíaca e pulmonar, foi a óbito. Em Ijuí, a vítima foi uma mulher de 51 anos, hipertensa. Um jovem de 15 anos, sem comorbidades, morreu em Montenegro. Em Santa Maria, morreu um homem de 73 anos, diabético e pneumopata.
Vacinação
O Rio Grande do Sul deverá receber um lote extra de 200 mil doses de vacinas contra a gripe A para retomar a vacinação em cidades onde há mais incidência de casos, especialmente noroeste gaúcho e região metropolitana, mas sem data definida. O Coordenador Regional de Saúde da 6ª CRS, Luiz Fabrício Scheis, também negocia um lote com vacinas para atender os municípios da região de Passo Fundo. O Ministério da Saúde não confirma a informação. Com isso, o Estado poderá imunizar 3,1 milhões de pessoas contra a infecção.
Tratamento
Os médicos de todo país estão orientados a prescrever o Tamiflu aos pacientes que apresentarem quadro de síndrome gripal, mesmo antes dos resultados de exames ou sinais de agravamento. O medicamento, que reduz as chances de que a doença evolua para um caso grave, é mais eficaz nas primeiras 48 horas desde o início dos sintomas.
Sintomas e prevenção
A gripe se caracteriza pelo surgimento simultâneo de febre e tosse ou dor de garganta, somados a dor de cabeça, dor muscular ou nas articulações. Lavar as mãos várias vezes ao dia, usar lenço descartável ao tossir e espirrar, evitar aglomerações e ambientes fechados são algumas das formas de evitar a transmissão da doença.