Cresce demanda no Balcão do Consumidor
Com foco na qualificação do atendimento, a equipe do projeto atendeu mais de 100 pessoas em uma semana e ressalta o crescimento de 8% no primeiro semestre de 2012
Na semana em que as operadoras de telefonia foram proibidas de comercializar novas linhas, o Balcão do Consumidor da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF), atendeu 195 consumidores. Destes, 53 procedimentos foram abertos contra as operadoras de telefonia, fixo, celular e internet. Os números mostram o aumento da procura da comunidade pelos serviços do projeto. Segundo o coordenador, professor Rogério da Silva, somente neste primeiro semestre de 2012, houve um crescimento nas demandas de 8% em relação ao mesmo período do ano passado.
Mesmo com a quantidade de atendimentos, o Balcão também encontrou espaço para discutir a prestação de serviços pelos planos de saúde. Neste sentido, foi realizada reunião de trabalho com o gerente de gestão de produtos e mercado da Unimed Planalto Médio, Ezequiel Dal Lago. O professor da UPF destaca que no encontro, os alunos atendentes do Balcão puderam tirar suas dúvidas com relação ao reajuste das mensalidades dos planos. “Trata-se de um tema complexo, pois os planos de saúde contratados a partir de 1999 seguem a lei nº 9.656, e ainda as inúmeras resoluções da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e também o Código de Defesa do Consumidor”, lembra.
Rogério da Silva afirma que os encontros com fornecedores são extremamente importantes, pois ajudam na melhoria dos serviços prestados aos consumidores. “A nossa preocupação é estarmos sempre atualizados, por isso têm sido frequentes as reuniões de trabalho com os fornecedores. Ficou acertado com o representante da Unimed Planalto Médio que novos encontros vão ser realizados para tratar sobre os planos de saúde”, finalizou.
O projeto
O Balcão do Consumidor é um projeto da UPF em convênio com o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul e Prefeitura de Passo Fundo/PROCON, o qual iniciou suas atividades em 29 de setembro de 2006. Tem o papel fundamental de promover a educação para o consumo, através da parceria com os poderes públicos, assumindo a função de promover o atendimento aos consumidores, mantendo contato com fornecedores, para possibilitar o entendimento entre as partes envolvidas, sendo que, em não havendo um acordo é marcada uma audiência extrajudicial. A iniciativa possibilita a prática jurídica aos acadêmicos que atuam como estagiários, prestando atendimento, identificando os problemas, participando das audiências, buscando solução para o conflito através da mediação.
Fotos Divulgação UPF
Busca por informações sobre operadoras de telefonia teve destaque na última semana
Na semana em que as operadoras de telefonia foram proibidas de comercializar novas linhas, o Balcão do Consumidor da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF), atendeu 195 consumidores. Destes, 53 procedimentos foram abertos contra as operadoras de telefonia, fixo, celular e internet. Os números mostram o aumento da procura da comunidade pelos serviços do projeto. Segundo o coordenador, professor Rogério da Silva, somente neste primeiro semestre de 2012, houve um crescimento nas demandas de 8% em relação ao mesmo período do ano passado.
Mesmo com a quantidade de atendimentos, o Balcão também encontrou espaço para discutir a prestação de serviços pelos planos de saúde. Neste sentido, foi realizada reunião de trabalho com o gerente de gestão de produtos e mercado da Unimed Planalto Médio, Ezequiel Dal Lago. O professor da UPF destaca que no encontro, os alunos atendentes do Balcão puderam tirar suas dúvidas com relação ao reajuste das mensalidades dos planos. “Trata-se de um tema complexo, pois os planos de saúde contratados a partir de 1999 seguem a lei nº 9.656, e ainda as inúmeras resoluções da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e também o Código de Defesa do Consumidor”, lembra.
Rogério da Silva afirma que os encontros com fornecedores são extremamente importantes, pois ajudam na melhoria dos serviços prestados aos consumidores. “A nossa preocupação é estarmos sempre atualizados, por isso têm sido frequentes as reuniões de trabalho com os fornecedores. Ficou acertado com o representante da Unimed Planalto Médio que novos encontros vão ser realizados para tratar sobre os planos de saúde”, finalizou.
O projetoO Balcão do Consumidor é um projeto da UPF em convênio com o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul e Prefeitura de Passo Fundo/PROCON, o qual iniciou suas atividades em 29 de setembro de 2006. Tem o papel fundamental de promover a educação para o consumo, através da parceria com os poderes públicos, assumindo a função de promover o atendimento aos consumidores, mantendo contato com fornecedores, para possibilitar o entendimento entre as partes envolvidas, sendo que, em não havendo um acordo é marcada uma audiência extrajudicial. A iniciativa possibilita a prática jurídica aos acadêmicos que atuam como estagiários, prestando atendimento, identificando os problemas, participando das audiências, buscando solução para o conflito através da mediação.