Município faz treinamento com merendeiras

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Visando qualificar ainda mais o atendimento prestado aos alunos das escolas municipais de Passo Fundo, a Prefeitura está promovendo um curso de capacitação para merendeiras. Cerca de 100 profissionais foram divididas em dois grupos, Ensino Fundamental e Educação Infantil, numa promoção da Coordenadoria de Nutrição Escolar da Secretaria de Educação (SME). A capacitação está acontecendo nas dependências da Escola Municipal Cohab Secchi – CAIC, sendo que nessa terça-feira reuniu o grupo de profissionais do Ensino Fundamental e nesta quarta-feira reúne as da Educação Infantil. A secretária de Educação, professora Vera Vieira, destacou que somente em 2012, estão sendo investidos R$1,8 milhão com a alimentação dos alunos. Além de atender o ensino fundamental e a educação infantil, a secretaria fornece alimentos para os alunos da Educação de Jovens e Adultos, do Programa Mais Educação, de 10 escolas filantrópicas e das casas de acolhimento da Secretaria de Cidadania e Assistência Social. Ao todo são servidas quase 460 mil refeições por mês.

Durante a capacitação, a extensionista da Emater Passo Fundo, Salete Cavanus Fontana, está trabalhando novas técnicas com as profissionais da rede municipal. Ela trata a questão de boas práticas de preparação de alimentos, segundo ela, uma preocupação, pois as merendeiras trabalham preparando refeições para um número grande de crianças. “Se não tivermos bons hábitos na cozinha podemos contaminar os alimentos”, disse.

Além disso, durante o almoço foi preparado um bolo de legumes, momento em que foi destacada a importância nutricional dos farelos integrais, como farinha e aveia. As merendeiras também aprenderam o preparo de uma “Bolo de Feijão”. A extensionista  ressaltou que esse bolo é rico em fibras, e faz com que as crianças que não comem feijão se alimentem. Nessa receita também é adicionado açúcar mascavo, ingrediente mais saudável.

Agricultura Familiar


Como um dos objetivos da atual administração é a ampliação da oferta de produtos vindos da agricultura familiar, já são encaminhados às escolas cerca de 13 mil kg por mês, entre frutas e verduras, além de 4100 litros de leite pasteurizado tipo C, 842 dúzias de ovos, e 478 litros de bebida láctea. De acordo com  o coordenador de Nutrição Escolar, Fábio do Amarante, esse avanço além de garantir mais qualidade no prato dos alunos, contribui com desenvolvimento do pequeno produtor. Ele lembrou que Passo Fundo foi um dos primeiros municípios do Estado do Rio Grande do Sul a aderir à essa compra diretamente dos produtores, em junho de 2009, e que gradativamente, gêneros alimentícios que não tinham sido adquiridos estão sendo comprados.

Sobre isso, a  profissional da Emater salientou que as merendeiras não devem deixar esses produtos guardados por muito tempo. Na questão da qualidade, ela explicou que os alimentos da agricultura familiar são muito mais saudáveis.

Gostou? Compartilhe