No ano de 1942, com o intuito de defender a classe comerciária, o Sindicato dos Comerciários de Passo Fundo e Região foi fundado. Sendo composto por representantes da própria categoria que visavam melhorias para os trabalhadores do comércio passofundense.
O Sindicato dos Comerciários de Passo Fundo e Região, sendo a ferramenta mais consistente que os trabalhadores têm em suas mãos na luta contra a exploração. A representação dos trabalhadores comerciários mantém em pauta assuntos econômicos e políticos. Além das campanhas salarias realizadas todos os anos para a valorização do trabalhador, assuntos como igualdade para mulheres e fim da discriminação pela orientação sexual (homofobia) também são tratados pelo órgão, que participa de manifestos e atos que tratem de assuntos que atinjam direta ou indiretamente a categoria.
A entidade que mantém a luta contra a exploração do comércio em Passo Fundo também possui atuação nas cidades de Camargo, Casca, Coxilha, Ernestina, Gentil, Guaporé, Marau, Mato Castelhano, Montauri, Nicolau Vergueiro, Pontão, Santo Antônio do Palma, São Domingos do Sul, Serafina Corrêa, Sertão, Vanini e Vila Maria.
Desde 1993, o sindicato possui diretoria eleita de forma colegiada. Desta forma não hierarquia deliberativa entre diretores, possibilitando maior participação de todas as secretarias, com seus respectivos coordenadores. Esta forma de direção gerou desafios. Entre eles, a chave do sindicalismo combativo: a organização por local de trabalho, em cada setor, em cada loja.
Nesta quinta-feira, dia 26, será realizado um show com Dante Ramóm Ledesma para comemorar os 70 anos de luta do Sindicato dos Comerciários de Passo Fundo e Região. A apresentação acontecerá na Rua Morom, entre as ruas Cel Chicuta e a General Netto, às 19 horas. Aberto ao público em geral.
Além da comemoração do aniversário da entidade, será a inauguração da nova sede, também localizada na Rua Morom, nº 1731, 4º andar.