O projeto Conversas da Diversidade promovido pela Universidade de Passo Fundo (UPF) Campus Carazinho e Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) finalizou sua primeira edição neste mês de julho. A oitava conversa foi realizada pelo professor Humberto Sório Júnior, que contou ao público presente sua trajetória de vida e suas vivências de viagens pela América Latina.
Humberto Sório nasceu em Santiago (RS) e reside em Carazinho. Graduou-se em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1968. Em 1975, tornou-se professor de Zootecnia da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV) da UPF e nos conteúdos trabalhados em sala de aula incluiu o Pastoreio Voisin de forma pioneira. Seus livros, “Pastoreio Voisin – teorias, práticas e vivências” (três edições) e “A Ciência do Atraso – índices de lotação pecuária no Rio Grande do Sul” estão implantados no campo e se tronaram modelo de viabilização econômica na pecuária sul-americana, em todos os tamanhos de propriedade. Atualmente realiza cursos e conferências sobre produção animal e pastagens em 16 estados brasileiros e vários países como Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Cuba, Nicarágua, Costa Rica, Bolívia, Venezuela, Equador, Colômbia e México.
Durante sua conversa, professor Sório relatou com humor e emoção desde as origens da família até suas experiências profissionais pelos países da América Latina. Entre seus inspiradores destacou Fidel Castro, como um líder político e Carlos Gardel, já que por meio de suas letras e melodias aprendeu a falar espanhol e admirar o tango.
Profissionalmente, a aplicação prática da filosofia do pesquisador francês André Voisin foi o ponto de partida para o desenvolvimento de um grande interesse e entusiasmo, que o levou a se tornar um dos mais experientes consultores do Brasil em Pastoreio Racional Voisin.
Segunda edição
A segunda edição do projeto Conversas da Diversidade iniciará no mês de agosto, mantendo seu regime de funcionamento, todas as quintas-feiras, das 18h às 19h, no Campus da UPF Carazinho. O evento é gratuito e aberto a toda comunidade.