Vigilância detecta novos focos de mosquito da dengue

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Coordenador de Saúde, João Mattos, juntamente com uma bióloga e dois agentes de combate a dengue visitaram o cemitério do bairro Petrópolis, onde foi encontrado um foco do mosquito da dengue. Na vistoria feita no local foram detectados muitos vasos com água limpa e parada, o que se classifica como sendo um lugar propício a proliferação do mosquito. Segundo Mattos, nos últimos dias também foi encontrado um foco no cemitério do bairro Vera Cruz, o que indica que é preciso tomar certas providências quanto a manutenção e limpeza destes locais.

A secretaria de Saúde, através da vigilância sanitária, já determinou as medidas que devem ser tomadas para impedir a proliferação do mosquito e as ações devem iniciar nesta quarta-feira.  Agentes de saúde farão uma inspeção em 100% dos túmulos e devem retirar os vasos que estão com água parada, já que este é o principal motivo do foco da dengue no cemitério e colocar pó de brita nos vasos maiores, que são fixos no local.

Mattos já adianta que é preciso uma conscientização da comunidade não apenas nas suas casas, mas também nos locais públicos. “Os cemitérios são lugares muito propícios porque há muitos vasos com água parada, será necessário fazer uma limpeza em um primeiro momento e solicitar que as pessoas usem apenas vasos de flores com fundo furado, por onde a água possa escoar, ou coloquem areia ou pó de brita.” O Comitê de Combate a Dengue será formado no dia 7 de agosto em uma reunião com o Setor de Vigilância do município. A Secretaria de Saúde pede que a população colabore, mantendo os locais limpos e livres de água parada. Caso alguém perceba alguma irregularidade deve avisar a vigilância pelo telefone 3046-0164.

Gostou? Compartilhe