Após transferir todos os seus voos para o aeroporto de Chapecó, em Santa Catarina, a Avianca retomou as operações no Aeroporto Lauro Kourtz de Passo Fundo nesta segunda-feira (30). A razão para a transferência foram as reformas na seção de incêndio exigidas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que restringiu por cinco dias a operação de aeronaves acima de 20 passageiros ou de categoria contra incêndio quatro ou superior.
O Departamento Aeroviário do Governo do Estado realizou as melhorias ainda na semana passada e o Aeroporto a restrição foi suspensa ontem pela agência. Com isso as 12 rotas que já eram operadas semanalmente pela Avianca no aeroporto voltaram a ser operadas normalmente e a venda de passagens também foi liberada.
Na tarde de ontem, o pouso do voo 6178, com capacidade para 100 passageiros, vindo de Guarulhos (SP), aconteceu as 14h55. Segundo a operadora, 56 passageiros, embarcaram no voo 6179 com saída de Passo Fundo para Guarulhos (SP) às 15h15. No domingo (29), quando o aeroporto ainda estava interditado, apenas 32 passageiros com passagens compradas por Passo Fundo decolaram para São Paulo pelo aeroporto Chapecó. A técnica de enfermagem Maria Rosane Guimarães, havia programado o retorno para Taubaté (SP) para este domingo, mas como a restrição dos vôos da Avianca teria que viajar antes até Chapecó com o transporte da operadora. “Chovia muito ontem pela manhã, então por segurança adiei a viagem e troquei a minha passagem para hoje (segunda-feira)”, contou.