Nível da barragem da Fazenda segue abaixo do normal

Mesmo com as chuvas das últimas semanas, reservatório está 3,10 m abaixo do vertedouro. Já no reservatório do Arroio Miranda, a água está transbordando

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Ainda faltam 3,10 metros para a barragem da Fazenda da Brigada voltar à normalidade. De acordo com o chefe de Coordenadoria Operacional da Corsan Passo Fundo, Rubens Nunes Maciel, os níveis aumentaram 4 cm por dia nos últimos dois meses, crescimento de 2,40 metros no total. Já no reservatório do Arroio Miranda, de menor capacidade de armazenamento, a água está transbordando. A estimativa é que as barragens estejam dentro da normalidade em 75 dias, caso as chuvas se mantenham dentro das médias. Os reservatórios estão localizados às margens da BR-285 na saída para Lagoa Vermelha.

No dia 1º de junho, data em que a Corsan anunciou a restrição no abastecimento para o município, os níveis estavam em 5,5 metros abaixo do vertedouro na barragem da Fazenda e 1,84 metros abaixo na barragem do Miranda. “Nos dias seguintes choveu novamente e foi cancelada definitivamente aquela restrição. A partir da então, aconteceram varias chuvas contribuindo para o aumento das barragens”, ressaltou. Devida a maior estiagem dos últimos 60 anos, o déficit hídrico chegou a ficar em 405 mm no mês de maio.

A transposição de água da Pedreira da São José já foi retirada, mas a transposição das águas do Rio Jacuí segue ligada, mas sendo monitorada de acordo com as chuvas. “A gente aciona ela na medida em que precisamos para auxiliar na captação de água na Fazenda”. Maciel também ressalta que, que, enquanto as barragens não estiverem totalmente cheias, é motivo de preocupação. “Só estaremos tranqüilos no momento em que elas estiverem normais”, completa.

Uso racional da água sempre
Mesmo que o mês de julho tenha encerrado com precipitação acima da média (209 mm até ontem, 29), Maciel reforça a importância do uso racional da água até que a situação esteja normalizada. “Sempre vale reforçar para a população não desperdice água, não saia lavando carros, calçadas quando não houver necessidade”, reforçou. Ele também explicou que o consumo de água geralmente reduz no inverno. Enquanto que a média normal de consumo é 56 mil m3 por dia, na estação atual ela cai para 51 mil m3 diários.

Gostou? Compartilhe