O Grupo Escoteiro Guaranis, de Passo Fundo, participou na última semana do 5º Jamboree Nacional, um acampamento que reuniu mais de cinco mil escoteiros de todo o Brasil no Rio de Janeiro. O evento foi realizado nas instalações do exército no Campo de Parada de Gericinó e da Federação Brasileira de Tiro Desportivo. As atividades oferecidas aos jovens – meninos e meninas entre 11 e 17 anos - estavam relacionadas com o tema do evento, "Muitas Origens, Um Só País", uma referência à diversidade de origens que formam o nosso povo.
Durante os seis dias do evento, foram desenvolvidos jogos e oficinas interativas nos temas Saúde e Meio Ambiente, Paz e Compreensão, Ciência e Tecnologia e Arte e Cultura, em que os jovens puderam produzir algo para si e para doar. Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer os pontos turísticos da Cidade Maravilhosa, e desfrutar de momentos de alegria e confraternização com novos amigos de todos os cantos do país.
A delegação do Guaranis contou com a presença de 27 membros, entre eles vinte jovens e sete adultos voluntários nas equipes de serviço. O grupo se deslocou de ônibus até o Rio de Janeiro, juntamente com escoteiros dos Grupos Cariris, de Passo Fundo, e Levino Junges, de Carazinho, além da escoteira mexicana Mariana Vazquez Mora. Outros grupos escoteiros da região (Maragatos, Cacique Marau, Tapejara, Araucária, Tupinambás e Acauã) também participaram do encontro.
De acordo com o chefe da delegação, Rafael Rieder, acampamentos como este são oportunidades ímpares que colocam o jovem em contato com novas culturas, estimulando a descoberta de conhecimentos e a integração entre povos - fatores que contribuem diretamente na formação do caráter dos jovens, fazendo-os cidadãos do mundo.