Centenas de fiéis participaram da recepção da imagem de Nossa Senhora Aparecida que também é padroeira de Passo Fundo. A recepção foi realizada na tarde de ontem (01) durante uma celebração na Catedral presidida pelo arcebispo Dom Ercílio Simon. A réplica foi um presente do Santuário Nacional de Aparecida do Norte que reconheceu a importância da romaria de Passo Fundo que é a segunda maior do país. A imagem fará uma peregrinação pelas paróquias dos municípios de Sertão, Charrua, Água Santa e Tapejara. Este rodízio é uma preparação para a 32ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida que será realizada no dia 14 de outubro. A imagem retornará a Passo Fundo, no dia 12 de agosto durante uma missa às 16h, no Santuário Arquidiocesano.
A réplica da imagem da santa foi trazida de São Paulo pelo missionário redentorista, padre Toninho Dezidério. Ele também foi o responsável por conduzir a imagem até o altar da Catedral nesta quarta-feira. Os fiéis aplaudiram de pé a chegada da santa. Para o padre foi uma honra trazer a santa para o município. “É uma alegria enorme trazer esta imagem tão querida do povo brasileiro e dos passo-fundenses”, declarou o padre.
O padre Toninho, que rezou uma missa no Santuário Nacional de Aparecida no último dia 30 de julho, espera que a imagem ajude a reforçar a evangelização “dando coragem às pessoas para enfrentar as adversidades dos tempos modernos”.
Os fiéis se encantaram quando o padre começou a despir a santa do seu manto e da sua coroa para mostrar a simplicidade da imagem. “Quando a imagem foi pescada no rio ela não tinha coroa e nem manto. Era simples e representava a Imaculada Conceição. Os utensílios foram presentes dos fiéis. Seria bom que Passo Fundo fosse além da coroa e do manto e conhecesse os ensinamentos de amor que ela traz”, concluiu o sacerdote.