Reforço para a educação infantil em Passo Fundo

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em comemoração aos 155 anos de emancipação político administrativa do município de Passo Fundo, a Prefeitura Municipal realizou nesta quarta-feira no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, o ato de posse de professores de educação infantil nível 1 e 2 e assistentes de educação infantil. A partir desta quinta-feira, as 65 assistentes de educação infantil e 150 professores nível 1 e 2, assumem nas 26 escolas municipais de educação infantil.

Na oportunidade, o prefeito municipal, Airton Lângaro Dipp, deu as boas vindas aos novos profissionais do quadro municipal, ressaltando que ele fez questão de incluir esse ato na programação das comemorações do município, por se tratar de pessoas que vão atuar na formação educacional das crianças passo-fundenses. “É através do conhecimento e da qualificação em todos os níveis, que estamos proporcionando o crescimento de uma cidade, estado ou país”, disse.

Sobre o investimento em Educação, Dipp destacou que no ano de 2005, quando assumiu a prefeitura, o orçamento do município era de 110 milhões, e foram investidos 30 milhões na área. “Hoje, através do trabalho realizado por parte do executivo na área do Desenvolvimento Econômico, estamos com um orçamento de 340 milhões, o que possibilitou investirmos neste ano, R$ 100 milhões em Educação”, comemorou o prefeito.

Sobre isso, Dipp salientou que sua administração está atingindo o que foi projetado. Outro ponto abordado por ele, na questão da valorização do servidor público, foi que também desde o ano de 2005, mais de 1300 servidores foram chamados através de concurso público. “Acreditamos no serviço público, e queremos que a gestão seja feita por servidores de carreira”, disse.

Em seu pronunciamento, a secretária de Educação, professora Vera Vieira, destacou que a situação da educação infantil há alguns anos no município era caótica, pois as escolas estavam totalmente fora dos padrões normais, além de não terem pessoas preparadas para o educar, mas somente para o cuidar. Ela explicou que a partir desse quadro, uma série de ações foram efetivadas desde 2005, como reformas, ampliações e até construções de escolas. Ela frisou que o município de Passo Fundo foi um dos primeiros no país a efetivar um corpo de servidores municipais para educação infantil via concurso público.

 A rede municipal conta com 26 escolas de educação infantil, com um total de 2870 alunos de 0 a 5 anos de idade. “Eles recebem quatro refeições diárias, através de cardápio preparado por nutricionistas”, disse.

Para os professores que estão assumindo, a secretária Vera disse que eles vão encontrar todas as condições necessárias para realizar um trabalho com competência e com todo o carinho que os alunos merecem.

Já o presidente do Legislativo, vereador Luis Miguel Scheis, além de parabenizar os novos servidores, destacou a importância do desafio desses novos profissionais.

Após o ato,  as 65 assistentes de educação infantil e os 150 professores participaram de uma palestra com a  coordenadora do núcleo de educação infantil da Secretaria de Educação, professora  Silvia Scartazini, que abordou sobre as diretrizes pedagógicas da educação infantil em Passo Fundo.

Com todos esses novos profissionais, ainda será possibilitado a habilitação da função de coordenador pedagógico nas 26 escolas municipais de educação infantil.

Assessoria PMPF

Gostou? Compartilhe