Semana para incentivar aleitamento materno

Até a próxima terça-feira, 7 de agosto, país integra as ações da 21ª Semana Mundial do Aleitamento Materno

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Teatro para falar da importância da amamentação. Esta foi a estratégia do Hospital São Vicente de Paulo para atrair a atenção das mamães e futuras mamães sobre o assunto. Para isso, o grupo Timbre de Galo montou um esquete teatral onde apresentou as principais vantagens da amamentação para mães e bebês e também aproveitou para esclarecer sobre alguns mitos ligados ao tema, como é o caso de algumas mães que acreditam que o leite materno seja fraco e não alimente suficientemente os bebês.

Atividades sobre o incentivo à amamentação, à exemplo da que foi desenvolvida no HSVP, acontecem em todo o país até o dia 7 de agosto dentro das comemorações da 21ª Semana Mundial de Amamentação. A campanha deste ano terá como tema “Amamentar hoje é pensar no futuro”. Segundo o Ministério da Saúde, o leite materno é um dos maiores aliados no combate à mortalidade infantil. Só na última década, o Brasil reduziu a taxa em 47%, devido a um conjunto de políticas públicas voltada para a família, a gestante e a criança.

Além do evento promovido ontem, o hospital mantém uma campanha permanente de incentivo ao aleitamento materno, que tem cimo slogan “Amamentação: alimento, amor e proteção para toda a vida”. O enfoque dessa campanha e das demais ações desenvolvidas é promover, sensibilizar, proteger e apoiar a amamentação desde o nascimento.

Disk Amamentação
O HSVP possui um grupo de incentivo ao aleitamento materno do HSVP que é formado por uma equipe multiprofissional que trabalha nas unidades materno-infantis com o objetivo de orientar e mostrar as vantagens da amamentação. Além de auxiliar no período em que as mães ainda estão internadas na maternidade, o grupo mantém o Disk Amamentação, em que as mães podem, após a alta hospitalar, sanar dúvidas e vencer as dificuldades para amamentar corretamente.
Conforme a enfermeira chefe da Maternidade, Cleusa de Carvalho, são atendidas cerca de seis dezenas de mães por mês em busca de esclarecimentos através do Disk Amamentação. “Atendemos cerca de 60 chamados mensalmente, sendo que as principais dúvidas são referentes a trauma mamilar (fissura), ingurgitamento mamário (mama “empedrada”), pouco leite e como esgotar e armazenar o leite materno”, explica.

Gostou? Compartilhe