Com sua genética sendo comprovada ano após ano pelos resultados obtidos, a Biotrigo acaba de lançar três novas cultivares durante a 6ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale, em Londrina/PR. TBIO Mestre, TBIO Alvorada e TBIO Sinuelo são as novidades do portfólio da empresa. Os lançamentos foram apresentados no momento em que a Biotrigo recebe mais uma notícia que fortalece seu programa de melhoramento. Pelo quarto ano consecutivo, uma cultivar da empresa é a primeira em produtividade no Ensaio Estadual de Cultivares do Rio Grande do Sul. Os novos números foram repassados durante a Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale pelo agrônomo da Embrapa Trigo, Ricardo Lima de Castro, que trouxe como campeão de 2011 o TBIO Pioneiro, que já havia sido o primeiro colocado em 2010. Em 2009 e 2008 o primeiro no ensaio foi o Quartzo.
São por essas conquistas que a Biotrigo continua avançando no lançamento de novos materiais, sempre com o foco em melhorar os resultados dos agricultores que investem na cultura do trigo. A principal característica do TBIO Mestre está em aliar qualidade industrial com rendimento. Classificado com Trigo Pão nas regiões frias e melhorador nas regiões mais quentes, TBIO Mestre tem um W (Força de Glúten) médio de 321 Joules, aproximadamente 70 pontos acima de Quartzo com rendimento médio similar. Tem ainda ciclo médio, porte médio e é classificado como moderadamente resistente a acamamento e a brusone, debulha e crestamento. O TBIO Alvorada se destaca pela resistência a giberela, dando maior segurança ao produtor e a indústria. Tem ciclo médio-precoce à precoce e rendimento de grãos e qualidade muito competitivos. De porte médio, tem também bom comportamento para acamamento e germinação na espiga. .
Já o TBIO Sinuelo tem destaque pelo rendimento, tendo a mesma genética de Quartzo para doenças, mas com rendimento superior. Para ele a Biotrigo indica um manejo de nitrogênio diferenciado visando garantir qualidade industrial para tanta produtividade. Tem ciclo médio-tardio (indicado para iniciar a semeadura com ele), e é classificado com moderadamente resistente para acamamento, debulha e crestamento. É para agricultores que querem começar a plantar mais cedo atingir novos recordes em rendimento.
Biotrigo lança três novas cultivares em Reunião Brasileira do Trigo
· 1 min de leitura