Moradores de Passo Fundo acordaram cedo nesta quinta-feira (2) com a notícia de que cinco mil doses da vacina contra gripe A seriam liberadas para a população. Segundo o coordenador da Secretaria da Saúde, João Mattos, as vacinas foram distribuídas nos cinco Cais e ainda no Posto de Vacinação, localizado no Centro da Cidade. Por decisão do Comitê Municipal de Enfrentamento a Gripe A (H1N1), a vacina foi liberada para os grupos de risco - que inclui gestantes, crianças de seis meses a 2 anos de idade, idosos e pessoas com doenças crônicas.
Perto das 7 horas da manhã a fila de espera já dobrava a esquina do Posto de Vacinação da Rua Fagundes dos Reis, no Centro. Mesmo com a distribuição de senhas, o tempo de espera foi de aproximadamente 2 horas. É o caso da dona de casa Maria Silveira, que chegou Posto às 13h15 com os cinco filhos e foi atendida as 15h.
Segundo informações da técnica de enfermagem do Posto, Ana Maria Leal Borges, a unidade recebeu 2.160 doses. Nessa quinta-feira, foram distribuídas 800 senhas entre às 7h e 15 horas. A vacinação continua nesta sexta-feira (3) a partir das 8 horas da manhã até as 17h, ou até terminar as senhas. A Secretaria de Saúde lembra que as vacinas foram liberadas pelo Estado e que no momento não existe previsão para a vinda de uma nova remessa.
Casos
Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde, Passo Fundo tem cinco casos confirmados e nenhum óbito devido à doença neste ano. Na 6ª CRS, o número de casos já chega a 23, com dois óbitos em Soledade. Em todo o Estado, são 231 casos e 49 mortes.
População faz fila por vacinas contra a Gripe A
· 1 min de leitura