As temperaturas amenas dos últimos dias devem permanecer durante esta semana. A segunda-feira teve a mínima de 7ºC, mas ainda ontem a temperatura começou a entrar em elevação. O aumento da nebulosidade no meio da semana pode causar chuvas esparsas em áreas isoladas. Para o final de semana, os indicativos são de temperaturas amenas e chuva apenas no final da tarde de domingo. Os dados são do observador meteorológico da Emprapa Trigo/Inmet Ivegndonei Sampaio.
Nesta terça-feira o dia fica claro a parcialmente nublado com temperaturas oscilando entre 12ºC e 23ºC. Na quarta-feira ocorre um aumento de nebulosidade que pode causar chuvas em áreas isoladas. A temperatura mínima será de 12ºC e máxima chega aos 21ºC. A quinta-feira também pode ter chuva esparsa e de fraca intensidade. O dia amanhece com formação de nevoeiro ou névoa úmida. As temperaturas variam entre 8ºC e 18ºC. “O frio da semana foi só na segunda-feira. No sábado e domingo a temperatura deve chegar a 24ºC”, reitera Sampaio.
Ar quente e seco
A entrada de uma massa de ar frente e seco na sexta-feira deixa o tempo firme e as temperaturas voltam a se elevar. A mínima deve ser de 10ºC e a máxima pode chegar aos 23ºC. O final de semana deve começar com céu claro a parcialmente nublado. No sábado a mínima deve ficar em 14ºC e a máxima em 24ºC. No domingo os indicativos são para temperaturas semelhantes. No decorrer do período pode ocorrer aumento da nebulosidade com indicativo de chuvas apenas para o final da tarde.
Chuva acima da média
O mês de julho fechou com o volume de chuva 29% acima da média histórica. Após o longo período de estiagem, o mês teve o maior volume de precipitação de 2012, com 209 milímetros. A média é de 161,8mm.
A temperatura média do mês de julho ficou 2ºC abaixo da média histórica que é de 13,3ºC. “Não tivemos registro de temperatura negativa no mês de julho, mas isso não é anormal. Nos últimos 32 anos, tivemos 11 anos em que não ocorreram temperaturas negativas no mês de julho”, explica o observador meteorológico.
Mês de agosto
Apesar de ter iniciado com temperaturas amenas, o mês de agosto ainda pode ter temperaturas baixas. De acordo com Sampaio, geralmente as temperaturas menores ocorrem no início do mês. Porém, ele destaca que no ano de 2006, no dia 22 de agosto a temperatura mínima registrada foi de -1,3ºC. “Por ser um mês úmido, em agosto a média histórica de precipitação começa a elevar. Os meses com maior quantidade de chuva são agosto, setembro e outubro”, acrescenta. A média de chuvas para o mês é de 187,8mm. Até agora o acumulado é de 2mm.