Nos últimos dois dias cerca de 300 trabalhadores da área de saúde participaram do Seminário da Amamentação no Campus II da Universidade de Passo Fundo. Este seminário abordou o tema “Entendendo o Passado – planejando o futuro” e foi uma realização da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, do Programa Saúde da Mulher e da Criança e do grupo condutor da Rede Cegonha.
Os participantes acompanharam palestras e debates sobre a importância do pré-natal, da amamentação e do atendimento ao bebê depois do nascimento. Segundo a Coordenadora da Saúde da Mulher e da Criança, Sueli Costa, o objetivo deste seminário era sensibilizar os profissionais para a questão das gestantes. “É preciso sempre ter uma renovação, através de novos treinamentos e novas visões”, ressalta.
Um outro objetivo deste evento era a implementação da Rede Cegonha, um programa do Governo Federal que assegura às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada à gravidez, parto e puerpério; e às crianças o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis. Com a Rede Cegonha atuando em Passo Fundo, as gestantes que fazem o atendimento pelo SUS serão cadastradas no programa e receberão uma atenção especial, tendo acesso a todos os exames e consultas necessárias até o bebê completar 2 anos.
Farão parte da Rede Cegonha cerca de 1200 gestantes e os critérios de seleção serão baseados em fatores sociais. A coordenadora Sueli Costa explica que todo o atendimento inicial será feito nas Unidades de Saúde, Cais e PSFs, e mais tarde as gestantes poderão conhecer o seu lugar de parto e ter acesso a esta outra fase da gravidez. Segundo ela, o projeto da Rede Cegonha já foi aprovado pelo Ministério da Saúde, estando agora na fase de conclusão do protocolo. Mas ela assegura que, em breve Passo Fundo contará com mais um benefício à saúde.
O Seminário da Amamentação foi a primeira atividade prática realizada pelo grupo condutor da Rede Cegonha e fez parte das atividades da Semana Mundial da Amamentação que foi do dia 1º ao dia 8 de agosto.
Assessoria PMPF